Parque Expo Desportivo de S. Mateus

Em 1989, a Câmara Municipal de Cantanhede avança com a construção do Estádio Municipal de Cantanhede, obra a realizar em 2 fases, incluindo a instalação de um sistema de rega, num total à altura de aproximadamente 19.000.000 de escudos.

Este Parque de Jogos do Campo da Feira, surge para substituir o antigo recinto de jogo que foi inaugurado em 8 de dezembro de 1945.

Este retângulo de jogo ficou orientado no sentido norte-sul, enquanto o antigo se orientava no sentido nascente-ponte. À altura passou a ser o primeiro retângulo de jogo com relva natural no Concelho de Cantanhede e um dos poucos do Distrito de Coimbra.

O principal motivo da obra realizada deveu-se ao facto do Clube de Futebol “Os Marialvas”, militar no Campeonato Nacional da 2ª Divisão, e à data se ver obrigado a realizar os seus jogos em casa no Estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, com todos os inconvenientes e prejuízos que este facto resultava para a coletividade marialvina.

O desporto local ficou altamente enriquecido pela inauguração oficial do Estádio Municipal, que se efetuou no transato dia 28 de março de 1990, que apesar de ser numa tarde de dia útil, registou uma grande afluência. Na verdade, desportistas do concelho, de concelhos vizinhos e de outras paragens, proporcionaram uma das grandes enchentes que ao longo dos tempos se registaram em Cantanhede no âmbito desportivo.

Numa tarde primaveril, com um grande “prato do dia” que foi o embate futebolístico entre o Marialvas e o Sporting Clube de Portugal, decorreu um belo espetáculo da apresentação de associações culturais e desportivas do Concelho, desfilando altivamente na relva do novo recinto.

Muito entusiamo à volta do retângulo de jogo onde muitos adeptos do clube lisboeta estiveram presentes, com algumas bandeiras, a par dos apaniguados marialvinos que no seu “poleiro” viveram momentos de alegria e de satisfação pelo resultado alcançado pela sua equipa – depois de estar a vencer o seu forte adversário por 2-0, finalizou com um empate a 3 bolas.

A instalação desportiva visa a dinamização da prática desportiva, com o objetivo de ser um complemento ao desenvolvimento físico e cultural da população, vocacionado principalmente para a prática do futebol, sendo constituído por um de futebol 11 em relva natural, e um conjunto de pequenos edifícios que albergam as restantes valências relacionadas com a prática desportiva.

Esses edifícios dispõe de diversos espaços, tais como 1 balneário destinado a equipas de arbitragem e treinadores e 3 balneários de grupo para equipas. Ainda neste conjunto de edifício constam a rouparia, bar e sala de direção.
As bancadas dispostas atrás da baliza com orientação sul possuem capacidade para 100 pessoas sentadas.

Características: Piso – 1 Relva Natural.
Modalidades: Futebol.

Fonte: Jornal Boa Nova.