Água

Autor: Sato Satoru (n. 1945)

Localização: Largo Cândido dos Reis, Jardim do Museu da Pedra - Cantanhede

Materiais da Peça: Pedra de Ançã

Descrição/Tema: Conjunto escultórico de arte contemporânea, abstrato de linhas geométricas, construído numa gramática semelhante a outras obras de Sato Satoru, nomeadamente as várias peças da série designada “obras de arte ambiente”, localizadas em vários espaços da Cidade de São Tomé. O “conjunto” encontra-se integrada no espaço ajardinado, intra-muros do Museu da Pedra em Cantanhede, é constituído por várias peças, talhadas em monoblocos de pedra de tamanhos diferenciados. Sendo de destacar a peça central proporcionalmente megalítica, de textura polida nas duas faces de maiores dimensões, comunicando entre si, através de uma fresta vertical de remate diagonal, aberta na parte inferior, lembrando um negativo de uma das peças circundantes.


Água - Fonte de Água

Autor: Carlos Lourenço (n.1959)

Localização: Olhos da Fervença, Rua Principal (entrada da Praia Fluvial) - Cadima

Materiais da Peça: Pedra de Ançã

Descrição/Tema: Escultura de arte contemporânea, esculpida em pedra, numa gramática comum a outras peças do mesmo autor, nomeadamente a designada “Sob o Signo da Fertilidade”, localizada em Cantanhede e realizada no âmbito do Simpósio da Pedra de 2001. O escultor desenvolve uma composição onde coordena a grande verticalidade do primeiro elemento com a horizontalidade dos que no topo, o rematam, combinando ainda a verticalidade/horizontalidade das variadas texturas exibidas evocando água em movimento.


Homem do Mar

Autor: Carlos Caramujo (n. 1966)

Localização: Rua de São João, Praia da Tocha

Materiais da Peça: Pedra de Ançã

Descrição/Tema: Escultura de arte contemporânea, revelando algumas influências da obra de Brancusi. O artista segue uma técnica presente em outras obras suas, nomeadamente “A Vinha” (2001), na Cidade de Cantanhede, apresentada no III Simpósio Internacional de Escultura de Cantanhede. A peça encontra-se integrada num espaço ajardinado junto a uma urbanização habitacional, sendo concebida num monobloco de pedra, aponta configurações de um rosto humano e de um barco, bem como faz uma alusão à água através da combinação de texturas.


Imigrante

Autor: Moisés (n. 1963)

Localização: Praça Florindo José Frota, Febres

Materiais da Peça: Pedra de Ançã

Descrição/Tema: Composição escultórica de arte contemporânea, figurativa, no seguimento de uma plástica semelhante a outras obras do artista, nomeadamente a “Chavegueira” (1999) – Praia da Tocha e “Fortunado” (2001) – Cantanhede. Tal como nas peças atrás designadas, no “Imigrante” o artista desenvolve uma conjugação de diversas texturas e formas, mas opostamente à verticalidade denunciada nas outras peças, aqui apresenta uma configuração horizontal. Constituído por vários elementos, o maior assemelha-se a um altar, tendo sobre ele, alinhadas, as peças mais pequenas, algumas configurando frutos, encontrando-se apenas um dos elementos centrado na parte inferior da composição. Segundo o autor é um “altar com alimentos de culto, representando os cinco continentes”.


Miguel Torga

Autor: José António Plácido (n. 1961)

Localização: Largo Cândido dos Reis - Cantanhede

Materiais da Peça: Pedra de Ançã

Descrição/Tema: Composição escultórica, de arte contemporânea, figurativa, no seguimento de uma plástica semelhante a outras obras do artista, nomeadamente “Casal Gandarês (1999) - em Cantanhede Mulher Gandaresa (1995) - na Tocha e Aos Caniceiros Defensores do Pinhal do Povo (2001) - na Caniceira”. A obra esculpida em pedra é dedicada ao escritor Miguel Torga, assume feições geométricas sendo constituída por dois amontoados de livros, nos quais o intitulado “Os Bichos”, surge destacado, tanto pela inscrição do seu nome na lombada como pela figura de um pequeno sapo que remata um dos amontoados. A sustentar os livros tem um plinto paralelepipédico ao alto, no qual figura um “xaile” esculpido no topo, descaído sobre as faces da parte onde se encontra.


Neptuno

Autor: Romeu Costa (n. 1962)

Localização: Avenida Dr. Silva Pereira, Praia da Tocha

Materiais da Peça: Pedra de Ançã

Descrição/Tema: Estátua de pé, de arte contemporânea, representando Neptuno o Deus do Mar (mitologia romana), encontra-se integrada na marginal, junto à praia, sugerindo o conceito de “site-specific”. Esculpida num monobloco de pedra, exibe um ser humano fundido com criaturas marinhas, originando uma figura antropomórfica, onde se conjugam formas e texturas que despertam no espectador uma visão de força e dinamismo.


Professor Primário

Autor: Josepmaria Camí (n. 1947)

Localização: Rua da Alegria, junto à Escola EB1 Sul - Cantanhede

Materiais da Peça: Pedra de Ançã

Descrição/Tema: Conjunto escultórico, de arte contemporânea, de configuração abstracta, desenvolvida numa composição geométrica, eventualmente associada ao professor rodeado pelos seus alunos. Constituído por uma peça central distinta entre as outras que a circundam, configurando pequenos paralelepípedos de talhe tosco dispostos na horizontal, enquanto que a central disposta ao alto, se destaca em tamanho, posição, configurações (cilíndrica e piramidal) e texturas trabalhadas que a matizam.


Trabalhador Braçal

Autor: Alves André (n. 1959)

Localização: Entre a EN 234 e Av. 25 de Abril, variante de Portunhos - Ançã

Materiais da Peça: Pedra de Ançã e metal

Descrição/Tema: Relevo aberto, de arte contemporânea, figurativo. Nesta obra, o escultor mantém alguma linguagem seguida na peça “Pedro e Inês”, apresentada no primeiro Simpósios Internacional da Pedra de Cantanhede. Trabalhado num monobloco de pedra de talhe grosseiro, conservando a aparência do “corte original da extracção da pedreira”. Apresenta na parte frontal, em concavidade, o relevo de uma figura masculina, retratando o trabalhador das pedreiras, de tamanho um pouco acima do real, com chapéu na cabeça, descalça, de mangas arregaçadas, segurando na mão direita uma ferramenta de trabalhar a pedra, em metal.


Conteúdo atualizado a 21.04.2022