Município realiza encontro subordinado ao tema da Inteligência Artificial

Cerca de uma centena de pessoas participaram no IV Encontro de Educação de Cantanhede, subordinado ao tema “A Inteligência Artificial na Educação ou nem tudo o que reluz é ouro”, que decorreu esta terça-feira, 9 de julho, no auditório do Biocant Park.

Este encontro surge na sequência dos progressos tecnológicos, especialmente da Inteligência Artificial (IA) e do seu impacto na sociedade, em geral, como na educação, em particular.

Para além da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, intervieram na sessão de abertura o diretor do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, João Gomes, o diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas Beira Mar, Teotónio Cavaco, e a coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva.

Helena Teodósio começou por congratular-se com este encontro que visa “interpelar os educadores sobre uma questão que já não é apenas emergente, tal o modo absolutamente avassalador com que invadiu todas as facetas do quotidiano e sobre a qual não há ainda respostas definitivas”.

A autarca alertou para importância de refletir sobre o assunto, já que caso a questão não seja conduzida com base em pressupostos e critérios muito bem definidos tenderá a causar prejuízos irremediáveis.
“Parece-me incontornável que a escola não pode alhear-se das potencialidades da Inteligências Artificial e tem de encontrar as soluções mais adequadas para tirar o melhor partido dela, evitando os riscos”, como o perigo do seu uso limitar a criatividade dos alunos ou o risco da desvalorização do papel dos professores, acrescentou.

A terminar, a presidente da Câmara Municipal fez um ponto da situação dos investimentos programados ao nível dos estabelecimentos de ensino do concelho. A autarca destacou a empreitada de requalificação da Escola Secundária Lima-de-Faria, da EB 2,3 Marquês de Marialva, além das obras a realizar na EB 2,3 Carlos de Oliveira, em Febres, e na EB 2,3 Gândara-Mar, na Tocha.

O programa IV Encontro de Educação de Cantanhede dividiu-se em duas partes - “Refletir” e “Agir”.
Da parte da manhã decorreu a conferência de abertura sobre o papel da IA na educação, por Ana Paula Ferreira, seguida de uma mesa redonda moderada por Jorge Borges, que discutiu os riscos e desafios da IA na educação, com a participação de Carlos Pinheiro, Celestino Magalhães, Marco Bento e Adelina Moura.

Da parte da tarde, a condução da sessão está a cargo de Isabel Bernardo, João Paulo Martins e Rui Abreu, com a apresentação de ferramentas com IA no ensino e aprendizagem. Em seguida, abordam-se as práticas de avaliação formativa e sumativa com IA.

A iniciativa foi organizada no âmbito de uma parceria do Município de Cantanhede com a Rede de Bibliotecas Escolares, o Centro de Formação de Associação de Escolas Beira-Mar e os agrupamentos de escolas Marquês de Marialva, Lima-de-Faria e Gândara-Mar.