Sistema de Incentivos de Base Territorial apresentado em Cantanhede

O salão nobre dos Paços do Concelho foi palco esta terça-feira, 8 de outubro, de uma sessão de esclarecimento sobre o Sistema de Incentivos de Base Territorial da Região de Coimbra. A iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) decorreu em parceria com a Câmara Municipal de Cantanhede e Associação Empresarial de Cantanhede.

Destinada a empresários, representantes de empresas e empreendedores, a sessão contou com a presença da vereadora da autarquia cantanhedense Célia Simões e da presidente da AEC, Cristina Antunes, e foi conduzida por técnicos da CIM-RC, tendo como foco aspetos relacionados com a submissão de candidaturas a este instrumento de financiamento, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que visa apoiar a criação de micro e pequenas empresas e a expansão ou modernização de empresas com pelo menos cinco anos de atividade.

O Sistema de Incentivos de Base Territorial – ITI CIM da Região de Coimbra constitui uma oportunidade para impulsionar o crescimento económico e a criação de emprego. Ao oferecer apoio financeiro e técnico a micro e pequenas empresas, este programa visa promover a inovação e a competitividade, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável.

Direcionado para os setores da indústria transformadora, restauração e turismo, este sistema de incentivos tem uma dotação de 3 milhões de euros, aplica-se a investimentos até 300 mil euros e conta com uma taxa de apoio até 40% a fundo perdido.

O período de candidaturas decorre até 29 de novembro.