Encontro de bandas filarmónicas reuniu duas centenas de instrumentistas

Cerca de duas centenas de instrumentistas das quatro bandas filarmónicas de Cantanhede proporcionaram este domingo, 19 de outubro, um excelente momento cultural, no âmbito de mais um Encontro de Bandas do Concelho. O palco foi a sede da Filarmónica de Covões, cujo auditório foi pequeno para acolher tão numerosa assistência.

A iniciativa resultou num verdadeiro encontro de filarmónicos, em que reinou o ambiente festivo por meio desta nobre expressão artística como é a música.

Com a chuva a impedir o habitual desfile prévio das bandas, coube à Filarmónica da Pocariça, sob a direção do maestro Nuno Baeta, abrir a sessão, com a interpretação de Panorama Lusíada, Francisco Magalhães e Piccolo Polka.

De seguida foi a Filarmónica Marialva de Cantanhede a subir ao palco, com direção artística do maestro Nuno Choupeiro, para interpretar Raquel Alario, Elisabeth, Redemption e Cheerio March.

Depois foi a vez da Phylarmonica Ançanense, que apresentou Overture for Winds, Pasodoble Diego Perez, Homenagem a Fernando Machado Soares e Highland Cathedral, sob a direção do maestro Cláudio Batista.

A fechar a sessão, a anfitriã Filarmónica de Covões, dirigida pelo maestro David Ferreira, interpretou Andrés Alvarez, Ralph Vaughan Williams, Leonard Bernstein e Randy Beck.

Presente no encontro, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, enalteceu o papel artístico, educativo e social das filarmónicas do concelho, “não apenas por proporcionarem a oportunidade de ensino da música, mas também por constituírem espaço de formação cívica”.

A autarca felicitou os elementos das quatro filarmónicas pelo excelente momento musical que proporcionaram, sublinhando que todos os atributos que caracterizam o movimento filarmónico estiveram em palco, nomeadamente a partilha de emoções pela música. “Não me canso de afirmar que o movimento filarmónico em Cantanhede tem uma qualidade superlativa e este encontro provou isso mais uma vez”, enfatizou, destacando a assinalável representação e participação de jovens, o que resulta num “verdadeiro encontro intergeracional”.

A organização esteve a cargo das bandas filarmónicas participantes, cabendo particular destaque à anfitriã Filarmónica de Covões, e contou com o Alto Patrocínio do Município de Cantanhede e o apoio da União das Freguesias de Covões e Camarneira.