Skip Navigation Links
Início
Contactos
Início > Notícias  
Cinco restaurantes do Concelho de Cantanhede obtiveram certificação
No âmbito do Programa Seleção Gastronomia e Vinhos
Cinco restaurantes do Concelho de Cantanhede obtiveram certificação
Os restaurantes Marquês de Marialva (Cantanhede), Cabana do Pastor (Carvalho – Murtede), Júlia Duarte (Murtede), Faisão (Berlengas – Tocha) e O Pingão (Ançã) foram distinguidos no passado dia 8 de maio com a certificação no âmbito do Programa Seleção Gastronomia e Vinhos de Coimbra, promovido no âmbito de uma parceria da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a Turismo do Centro de Portugal e a CIM – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Aberto à participação de todas as empresas de hotelaria e restauração nos 19 concelhos que compõem a CIM – Região de Coimbra, o programa teve como objetivos promover a gastronomia da região como elemento diferenciador da oferta turística, valorizando-a, dignificando-a e transformando-a num verdadeiro produto estratégico e competitivo, bem como incentivar o consumo de produtos tradicionais qualificados.

A participação dos restaurantes implicou a realização de duas avaliações, designadamente uma auditoria técnica e uma auditoria gastronómica e de serviço, ambas efetuadas com recurso a check-list’s já desenvolvidas e devidamente validadas e testadas em algumas empresas. As avaliações foram realizadas por técnicos qualificados e devidamente formados para o efeito, tendo como critérios aspetos como formação profissional e desempenho dos colaboradores, receção de matérias-primas, armazenagem, preparação e confeção de alimentos e higienização das várias zonas dos estabelecimentos, tendo sido também devidamente apreciados outros requisitos como acessibilidades, decoração e ambiente, limpeza e comodidades

Nos termos do Programa Seleção Gastronomia e Vinhos de Coimbra, os restaurantes certificados passam a ser “dignos representantes da gastronomia regional, verdadeiros agentes de divulgação, promoção de Portugal, nomeadamente através da dinamização do nosso artesanato e da nossa própria cultura”.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, participou na entrega dos diplomas de certificação no decurso de uma sessão realizada no antigo Convento de S. Francisco, em Coimbra, com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. Pedro Cardoso congratulou-se com “a atribuição da prestigiante certificação aos restaurantes Marquês de Marialva, Cabana do Pastor, Júlia Duarte, Faisão, e O Pingão”, destacando “a sua aposta na crescente qualificação, o que naturalmente contribui para o reforço da atratividade do concelho quanto à oferta gastronómica”. O autarca elogiou também “o Programa Seleção Gastronomia e Vinhos enquanto ferramenta de enorme importância para turismo local, promovendo estes restaurantes pela qualidade da sua gastronomia e do seu serviço e incentivando outros a seguirem-lhes o exemplo”.
 

fonte: GIRP   10 maio 2019

Enviar por email Bookmark and Share

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online