Skip Navigation Links
Início
Contactos
Início > Notícias  
Emissão da RTP1 a partir de Cantanhede foi um êxito
“Aqui Portugal” foi transmitido em 18 de maio
Emissão da RTP1 a partir de Cantanhede foi um êxito
Foram mais de seis horas de emissão televisiva na RTP1 em direto de Cantanhede.  Tendo como mote a Festa da Primavera, o programa Aqui Portugal de 18 de maio último transmitiu da Praça Marquês de Marialva uma síntese do que de melhor ilustra e representa o concelho, com destaque para divulgação das 26 feiras gastronómicas que se realizam nas freguesias. A apresentação esteve a cargo de Hélder Reis, Catarina Camacho e Joana Teles, cuja popularidade ficou bem patente nas ovações do público pelas intervenções que fizeram a propósito dos quadros temáticos representativos das tradições locais, da mostra de artesanato ou das várias atividades realizadas em torno do palco do programa.

Logo no início, foi visível a forte mobilização das forças vivas locais e o seu cuidado na dignificação da identidade sociocultural do concelho, o que de resto suscitou ao longo de toda emissão manifestações de apreço oriundas de vários pontos do país e das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, nas mensagens que a produção do Aqui Portugal foi publicando nas suas redes sociais. As juntas de freguesia, as associações, as bandas filarmónicas, os ranchos folclóricos, as IPSS, as coletividades desportivas e as organizações de feiras gastronómicas conjugaram esforços e vontades que a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, não se cansou de enaltecer e aplaudir no que considerou ser “uma grande demonstração de vitalidade do concelho de Cantanhede”. A autarca agradeceu à RTP1 “o excelente serviço público de televisão que está a fazer aqui em Cantanhede, mostrando a sua realidade sociocultural e económica ao país e a todos que, vivendo fora dele, têm aqui as suas raízes, o que, seguramente, lhes dá uma enorme alegria”.

Assinalando o facto de o concelho de Cantanhede ser “o maior município do distrito de Coimbra”, Helena Teodósio salientou “a diversidade de um território que se estende da Bairrada à Gândara e ao Baixo Mondego e onde existem muitos motivos de interesse que vale a pena descobrir”, tendo destacado ainda “a força do movimento associativo constituído por 182 associações que dinamizam atividades nos campos da cultura, do desporto e da ação social, no âmbito de uma intervenção que enriquece e reforça a coesão social das comunidades locais”.

A líder do executivo camarário cantanhedense referiu-se também à evolução da base económica do concelho, que “está a beneficiar muito da centralidade geográfica de Cantanhede, cujo território tem nós de acesso à A1, à A17 e à A14, o que ajuda a explicar significativo incremento da procura das nossas zonas industriais. Nesta altura, temos das melhores balanças comerciais da região, exportamos imenso, exportamos bem mais do que importamos”, sublinhou, adiantando que “a economia do concelho está a evoluir para setores de inovação com a influência do Biocant Park, uma aposta do Município de Cantanhede que representa uma parte apreciável do número de empresas e entidades do setor da biotecnologia em Portugal e que tem contribuído para atrair empresas estrangeiras para Cantanhede”.

Na entrevista de Joana Teles, Helena Teodósio referiu-se também ao bom padrão de qualidade de vida que se vive em Cantanhede, à “enorme projeção da Expofacic, a maior feira/festa do país, um evento extraordinário que acaba de receber o prémio de Melhor Festividade Ibérica”. Enunciou ainda alguns fatores de atratividade turística, como a Praia da Tocha, a Praia do Palheirão e as praias fluviais dos Olhos da Fervença, Ançã, Sete Fontes, bem como os roteiros com propostas aliciantes de descoberta do território, o património, a restauração e o enoturismo, “atividade que tem cada vez maior expressão, a partir da reconhecida qualidade dos vinhos de Cantanhede produzidos por empresas de referência”.

Na Festa da Primavera transmitida de Cantanhede pelo Aqui Portugal, a gastronomia teve um destaque particular no edifício dos Paços do Concelho, onde o vice-presidente da Câmara Municipal fez a apresentação dos sabores tradicionais do concelho preparados pelas associações que organizam feiras gastronómicas. No total são 26 eventos de “um roteiro pelo património que faz crescer água na boca” afirmou o autarca, um roteiro como não há em qualquer outro concelho do país e que reforça o espírito comunitário das freguesias e acentua a identidade local”. Depois “da síntese elucidativa do excelente trabalho das associações na recuperação e preservação dos pratos tradicionais”, conforme disse Pedro Cardoso a Hélder Reis, os festivais gastronómicos foram ainda referenciados individualmente ao longo do programa por responsáveis das entidades promotoras. 

Outra vertente também em evidência foi o desporto, com a presença de equipas de várias modalidades, o que serviu de pretexto para a conversa do vereador do pelouro, Adérito Machado com a apresentadora Joana Teles “o Município de Cantanhede pode orgulhar-se dos frutos do investimento que tem sido feito no desporto”, afirmou aquele membro do executivo camarário, sublinhando “a importância do trabalho desenvolvido por 60 associações desportivas, um trabalho que está na base de resultados de nível internacional, como acontece na natação e em outras modalidades”.  Segundo Adérito Machado, “a Câmara Municipal tem neste processo uma função de suporte a esse trabalho, quer através do financiamento à construção da rede de equipamentos desportivos, quer subsidiando a atividade dos clubes, quer ainda proporcionando-lhes apoio técnico e logístico. É isso que estamos a fazer”, concluiu.
 

fonte: GIRP   21 maio 2019

Enviar por email Bookmark and Share

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online