Skip Navigation Links
Início
Contactos
Início > Notícias  
Famílias do concelho de Cantanhede celebraram o Dia Mundial da Criança
Iniciativa organizada pela Câmara Municipal
Famílias do concelho de Cantanhede celebraram o Dia Mundial da Criança
O Dia Internacional da Criança foi mais uma vez assinalado em Cantanhede com a Festa da Família, iniciativa organizada pelo Município de Cantanhede que decorreu no Parque de S. Mateus na data da efeméride, 1 de junho. Nem o forte calor que se fez sentir impediu a forte afluência das crianças, acompanhadas dos pais, avós e outros familiares, todos juntos num convívio festivo em que estiveram envolvidos também muitos professores.

Este ano, a jornada começou com a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, a dar a partida para a Caminhada da Família, que juntou caminhantes de todas as gerações numa prova que teve um caráter solidário. Neste âmbito, os participantes foram desafiados a oferecerem ao Banco de Recursos Colmeia bens de primeira necessidade, brinquedos e livros que os voluntários desta resposta social da autarquia vão agora distribuir pelas pessoas e famílias socialmente fragilizadas.

Terminado o percurso, foi tempo de os mais novos encontrarem no relvado do Parque de S. Mateus um ambiente especialmente convidativo, com insufláveis, pinturas faciais, ateliês de expressão artística, bem como ações lúdico-pedagógicas, espetáculos de teatro, jogos e circuitos desportivos dinamizados por animadores de várias entidades que se associaram ao evento.

Além da presidente da Câmara Municipal, estiveram no local o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e os vereadores Adérito Machado e Célia Simões, que acompanharam o desenrolar de atividades organizadas para proporcionar o intercâmbio entre os alunos de diferentes escolas juntamente com as respetivas famílias. Para a líder do executivo camarário, “trata-se de celebrar o Dia Mundial da Criança num ambiente festivo próprio da efeméride, mas no contexto de um intercâmbio familiar que acentua o alcance social subjacente a realizações deste género”.  Helena Teodósio considera muito gratificante “o encontro dos agregados familiares que constituem as comunidades educativas no encerramento de mais um ano escolar, um encontro em que os principais intervenientes são naturalmente as crianças, que assim têm oportunidade de festejar o dia que lhes é dedicado com uma oferta diversificada de atividades lúdicas que comportam também uma dimensão pedagógica. Parabéns aos serviços camarários pelo excelente programa que prepararam e parabéns a todas as entidades envolvidas, que são muitas”.

Duas dessas entidades foram a GNR e os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, através da exposição alguns dos meios operacionais que utilizam nas suas missões ao nível da proteção civil, enquanto os serviços da INOVA-EM monitorizaram jogos e outras iniciativas didáticas em torno de questões sobre a defesa do ambiente, água e da proteção da natureza, e a Sociedade Columbófila Cantanhedense dinamizou várias brincadeiras a partir dos recursos de que dispõe no “Carrinho dos Brinquedos”.

A Universidade de Coimbra também esteve presente com o projeto Rómulo – Centro de Ciência Viva, cujos monitores orientaram atividades experimentais na área da ciência, e a Escola Técnico Profissional de Cantanhede preparou uma degustação especialmente concebida para crianças, no âmbito de uma ação sobre “Alimentação Saudável”. Outra equipa de alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede fez as pinturas faciais diversificadas e realizou jogos lúdicos para as crianças, que também puderam dar largas à sua imaginação em pinturas no “Mural Solidário” criado no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social - CLDS Cantanhede 4G.

No campo desportivo, o Clube Escola de Ténis de Cantanhede e o Clube de Golf de Cantanhede promoveram a prática das respetivas modalidades, enquanto o Sporting Clube Povoense – Aprende & Joga com Talento orientou jogos de futebol e atividade física, sendo de destacar ainda a gincana de bicicleta BTT dinamizada pelo Clube União Vilanovense e as aulas de artes marciais de PA-KUA e de Krav Maga.

Noutra vertente, é de assinalar a presença do Projeto Ser Mais! Cantanhede, que tem a orientação científica da Universidade Aberta e que se faz representar com a exposição de trabalhos executados pelos alunos dos agrupamentos de escolas do concelho do concelho, trabalhos esses concebidos e elaborados em contexto de sala de aula, bem como a promoção de atividades enquadradas nas matrizes dos programas específicos de cada faixa etária.

Momentos altos da Festa das Famílias em Cantanhede foram ainda os espetáculos, este ano com a peça de teatro “Senhor do Meu Nariz”, pela Companhia de Teatro Atrapalharte, e com a atuação do Coro Infantojuvenil de São Caetano e do Coro Pequenas Vozes de Febres.
 

fonte: GIRP   3 junho 2019

Enviar por email Bookmark and Share

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online