Skip Navigation Links
Início
Contactos
Início > Notícias  
Votos de Louvor e Reconhecimento em homenagem ao exemplo e ao mérito
Votos de Louvor e Reconhecimento em homenagem ao exemplo e ao mérito
O momento alto da sessão solene comemorativa do Feriado Municipal de Cantanhede foi a entrega de Votos de Louvor e Reconhecimento a pessoas e entidades do concelho que se notabilizaram nos domínios profissional, cívico, social, cultural, artístico ou outro.

Conforme referiu a presidente da Câmara Municipal a esse respeito, “trata-se de cumprir o dever de homenagear quem detém um legado marcante no concelho e que, em função disso, constitui um exemplo para toda a comunidade. É isso que justifica a atribuição dos Votos de Louvor e Reconhecimento, de acordo com os fundamentos da proposta aprovada pelo executivo camarário, por unanimidade, em 16 de julho de 2019”.

A AEC – Associação Empresarial de Cantanhede e a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, receberam a distinção da parte da tarde, durante a cerimónia de inauguração da Expofacic, por terem estado associadas à organização do certame durante vários anos.

Os fundamentos da atribuição dos Votos de Louvor e Reconhecimento são os seguintes:
- AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, a propósito da comemoração do 25.º Aniversário em 2019, invocando para o efeito a sua atividade a todos os títulos notável no reforço da coesão territorial dos municípios que a constituem, para os quais tem sido um parceiro fundamental na implementação de programas de desenvolvimento de base regional, processo em que tem desempenhado um papel crucial no apoio aos agentes económicos e sociais na obtenção de financiamento para diversos tipos de projetos.

- AEC – Associação Empresarial de Cantanhede, invocando para o efeito a sua edificante atuação enquanto entidade representativa do tecido empresarial da região e o seu papel em prol do desenvolvimento e valorização da base económica, bem como a sua ação mobilizadora dos agentes económicos para iniciativas e atividades orientadas para o reforço da competitividade das empresas, nomeadamente no campo da formação profissional e na implementação de processos de modernização e adoção de boas práticas.

- ETPC – Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, a propósito das comemorações do 25.º aniversário em 2019, invocando para o efeito o incontestável valor social, cultural e económico da sua atividade na educação e formação de alunos, com foco na qualificação profissional, numa lógica de inovação e promoção do desenvolvimento local que contribui para a realização dos jovens no processo de transição entre o sistema educativo e o mundo do trabalho.

- Escola Pedro Teixeira, a propósito das comemorações do 25.º aniversário em 2019, invocando para o efeito o indiscutível valor da sua função no âmbito da oferta educativa do concelho, em diferentes níveis escolares, e tendo como referência a qualidade do ensino ministrado nos termos de um projeto educativo consistente e atualizado segundo os mais exigentes critérios pedagógicos.

- ACAP – Associação Cívica dos Amigos da Pocariça, a propósito das comemorações do 25.º aniversário em 2019, invocando para o efeito a sua intervenção de relevo no exercício das funções inerentes ao seu estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social, nomeadamente os serviços que presta à comunidade em diferentes valências e a resposta que dá às necessidades de carácter social da população.
- ACDC – Associação Cultural e Desportiva do Casal, a propósito das comemorações do 25.º aniversário em 2019, invocando para o efeito o alcance da sua ação enquanto entidade empenhada na mobilização coletiva para atividades que concorrem para a elevação dos padrões de qualidade de vida na comunidade onde está inserida, contribuindo desse modo para a coesão social.

- Centro Equestre de S. Caetano, a propósito das comemorações do 25.º aniversário em 2019, invocando para o efeito a assinalável atividade desportiva de âmbito local que tem vindo a desenvolver, nomeadamente ao nível da formação e do fomento da prática da equitação, modalidade em que consolidou um relevante estatuto com a sua oferta qualificada e diferenciadora.

- PRODEMA – Progresso e Desenvolvimento de Marvão, a propósito das comemorações do 25.º aniversário em 2019, invocando para o efeito o trabalho desenvolvido na edificação de equipamentos coletivos e o alcance da sua ação enquanto entidade empenhada na mobilização coletiva para atividades que concorrem para a elevação dos padrões de qualidade de vida na comunidade onde está inserida, contribuindo desse modo para a coesão social.

Eng.º António Patrocínio Alves, reconhecendo a excecional competência técnica, irrepreensível profissionalismo e grande capacidade de gestão que evidenciou, quer ao serviço da Câmara Municipal enquanto técnico e Diretor de Departamento, quer enquanto presidente do Conselho de Administração da  INOVA entre 2002 e 2017, tendo estado ainda ligado ao crescimento e consolidação da Expofacic como maior e melhor certame a nível nacional.

- Dr.ª Maria Eugénia de Sousa Teixeira Cruz, invocando para o efeito o mérito da intervenção cívica e política que desenvolveu na defesa dos interesses do concelho de Cantanhede, quer como vereadora da Câmara Municipal (1977 - 1980 e 1983 - 1989), quer enquanto deputada e posteriormente presidente da Assembleia Municipal (1981 - 1983 e 1991 - 1994), destacando ainda o seu exemplo de profissionalismo como diretora técnica do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, bem como o seu envolvimento particularmente ativo em diversas atividades de carácter social.

- Eng.º Reinaldo Alves de Oliveira, invocando para o efeito o valor da sua intervenção cívica e a sua participação ativa no desenvolvimento de projetos orientados para o progresso económico e social do concelho, nomeadamente na criação do Grémio da Lavoura de Cantanhede e Mira, que dirigiu até meados de 1974, e na fundação da Adega Cooperativa de Cantanhede, cuja gerência integrou até final de 1980. Do seu percurso de vida é de destacar ainda o facto de ter exercido o cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede entre 1968 e 1974.

- Dr. Mário de Oliveira Alfaiate, invocando para o efeito o exemplo da sua intervenção cívica e o incontestável mérito da sua atividade enquanto Presidente da Direção Cooperativa Agrícola da Tocha, cargo que exerceu de 1977 a 1979 e de 2000 a 2019, com comprovada competência de gestão e espírito empreendedor, tendo implementado na empresa uma cultura de boas práticas que contribuiu para o seu assinalável crescimento sustentado e para o reforço da sua função no processo de desenvolvimento económico e social do concelho.

- Major General Idílio de Oliveira Freire, invocando para o efeito o mérito da sua brilhante carreira militar com uma folha de serviços em que constam inúmeros louvores e condecorações, bem como o papel que tem desempenhado na dinamização de atividades da Liga dos Combatentes.

- Dr.ª Maria Natália Figueiredo Queirós Ferreira Gomes, invocando para o efeito a sua brilhante carreira de magistrada, com serviço prestado no Tribunal Judicial de Cantanhede de 1997 a 2001, período em que consolidou uma ligação afetiva à cidade que veio reverter em indiscutíveis benefícios decorrentes da sua intervenção no campo da cultura, particularmente como fundadora, diretora artística, encenadora e autora de peças do Grupo de Teatro Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal, além de outras ações de carácter cívico e sociocultural.

- Dr. Nuno Sérgio dos Santos Dias, invocando para o efeito a sua brilhante carreira desportiva a nível nacional e internacional enquanto treinador principal de futsal do Sporting Clube de Portugal, tendo conduzido a equipa sénior masculina à vitória em cinco campeonatos nacionais, três taças de Portugal, três supertaças e duas taças da liga, no âmbito de um percurso que culminou com a conquista do título de Campeão Europeu de Futsal na época de 2018/2019.

- Dr.ª Regina Maria Póvoa Pessoa Martins, invocando para o efeito o seu incontestável e amplamente celebrado talento como realizadora e produtora de cinema de animação, num percurso artístico que lhe valeu a conquista de inúmeros prémios em alguns dos mais importantes festivais internacionais, bem como a sua nomeação como Senior Lecturer na Filmakademie, da Alemanha, e mais recentemente, em 2018, como membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

- Coronel Joaquim Alberto Padilha de Oliveira, invocando para o efeito a sua distinta carreira militar, a sua intervenção cívica e o indiscutível alcance social do trabalho qualificado e amplamente reconhecido que realizou ao nível do associativismo desportivo, nomeadamente no desenvolvimento da natação no concelho, nas vertentes da formação, competição e alto rendimento, tendo sido o principal animador do projeto que, na Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve na origem da obtenção de muitos recordes nacionais e da conquista de inúmeros prémios em prestigiadas competições nacionais e internacionais.

- Joaquim Batista Carvalho, invocando para o efeito o importante trabalho de dirigente que desenvolveu na Fundação Ferreira Freire, de Portunhos, cujos órgãos sociais integrou durante 26 anos, tendo evidenciado nesse âmbito uma assinalável entrega abnegada à causa da solidariedade social.
 

fonte: GIRP   29 julho 2019

Enviar por email Bookmark and Share

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online