Skip Navigation Links
Início
Contactos
Concerto da Banda de Música da Força Aérea no Pavilhão Multiusos de Febres
Dia 12 de outubro, com Bastien Baumet como solista convidado
Concerto da Banda de Música da Força Aérea no Pavilhão Multiusos de Febres
A 2.ª edição do FIMCA – Festival Internacional de Música de Cantanhede vai abrir com um concerto pela Banda de Música da Força Aérea no Pavilhão Multiusos de Febres, no próximo sábado, 12 de outubro, a partir das 21h30.  Com entrada livre, esta iniciativa da Associação Filarmónica Marialva de Cantanhede, com apoio da Câmara Municipal, reunirá no palco aquela que é uma das maiores e mais prestigiadas formações musicais do país com o consagrado instrumentista francês Bastien Baumet, que será solista de bombardino.

Dirigida pelo Major António Rosado, a Banda de Música da Força Aérea tem demonstrado, ao longo da sua existência, o elevado nível artístico, técnico e solístico dos instrumentistas e a dignidade da direção dos seus maestros. É constituída na sua maioria por executantes de primeiro plano e corresponde às inúmeras solicitações que lhe são dirigidas para atuações de diversa índole. Para além das missões de natureza marcadamente militar (Guardas de Honra, Paradas e outras), tem obtido muitos êxitos com a interpretação obras de compositores mundialmente consagrados, em concertos do mais alto nível, no Continente, nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e ainda no estrangeiro em representação nacional, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra e Luxemburgo.

Nas suas deslocações pelo país e estrangeiro, tem contribuído como elemento cultural para o enriquecimento de todo o meio musical português, prestigiando a Força Aérea, as Forças Armadas e Portugal.

Pela forma exemplar e altamente profissional como os seus elementos têm cumprido as missões atribuídas, foi ainda a Banda condecorada, em 1997, com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos.

MAJOR ANTÓNIO ROSADO
António Manuel Cardoso Rosado nasceu em Évora, no ano de 1980. Iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos na Academia de Amadores de Música Eborense, continuando-os posteriormente na Escola Profissional de Música de Évora, onde estudou Flauta Transversal com o Professor Nuno Ivo Cruz, Katherine Ivo Cruz e Anabela Malarranha. Foi nesta mesma escola que terminou o curso profissional. Ingressou, de seguida, na Escola Superior de Música de Lisboa onde viria a diplomar-se com a licenciatura em Flauta Transversal, tendo estudado com os professores Nuno Ivo Cruz (Flauta Transversal), Afonso Malão e Sthepen Bull (Música de Câmara).

Durante o seu percurso académico-musical participou em alguns estágios de orquestra e colaborou com algumas orquestras portuguesas, sendo de destacar a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra Juvenil Cidade de Évora e a Orquestra de Sopros dos Templários.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento de Flauta Transversal com Emmanuel Pahud, Trevor Wye, Rien de Reed, William Bennett, Vasco Gouveia, Sandra Pina, entre outros.

Em 2002 ingressou na Força Aérea Portuguesa, na sua Banda de Música para a classe de Praças. No ano de 2005, após concurso, frequentou o Curso de Formação de Sargentos e no ano seguinte frequentou o Estágio Técnico Militar, na Academia da Força Aérea, em Sintra, para promoção a Oficial Chefe de Banda de Música, onde atualmente ocupa o cargo de Superintendente da Banda de Música e das Fanfarras da Força Aérea. É membro da International Military Music Society.

Dividindo a sua atividade pelo ensino e pelas Bandas Filarmónicas, foi professor no Conservatório Regional de Tomar, na Escola Profissional de Música de Évora e no Conservatório Regional de Évora, Eborae Música e, atualmente, é o maestro da Banda de Música Filarmónica Cultural Ericeira. No ano de 2015 terminou na Escola Superior de Música de Lisboa a Licenciatura em Direção de Orquestra de Sopros.

BASTIEN BAUMET
Nascido em 1988, Bastien Baumet começou a tocar bombardino na Nimes Music School (na turma de Patrick Maurin) e continuou sua formação musical no Conservatório Villeurbanne (na classe de Chistian Delange).

Em 2006, aos 17 anos, ingressou no famoso Conservatório Nacional de Música (CNSM) de Paris, onde ganhou o prémio por unanimidade em 2009.

Desde 2008, Bastien tem-se apresentado regularmente como solista na França e no estrangeiro, onde também oferece inúmeras master classes emocionantes.

Em 2012, lançou o seu primeiro CD “Art of the Euphonium” para a editora discográfica Indesens Records.

Em 2014, lançou o segundo CD “Portraits” em dueto com Alexis Demailly.

Em 2018 Bastien tocou pela primeira vez em Cantanhede juntamente com a Filarmónica Marialva na 1.ª Edição do FIMCA (Festival Internacional de Música de Cantanhede).
 

fonte: GIRP   9 outubro 2019

Enviar por email Bookmark and Share

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online