Skip Navigation Links
Início
Contactos
Início > Notícias  
Digressão Ignite IAstro realizou palestra “O universo em contrarrelógio”
Na Biblioteca Municipal de Cantanhede
Digressão Ignite IAstro realizou palestra “O universo em contrarrelógio”
Mais de 140 pessoas participaram na palestra “O Universo em contrarrelógio”, que decorreu a 12 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal, em Cantanhede.

Promovida pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, a iniciativa está inserida na Digressão Ignite IAstro e contou como oradores, os investigadores Alexandre Cabral (“O Universo dos telescópios”), Catarina Lobo (“Dentro de um enxame… de galáxias”), Ciro Pappalardo (“Desafios e descobertas com ALMA”), João Camacho (“À procura de uma segunda Terra”), João Lima (“Nem sempre o sol está calmo”), Nelson Nunes (“A insustentável leveza do Universo”), Sérgio Sousa (“Medindo exoplanetas”) e Tiago Barreiro (“O lado escuro da força”). Após as oito intervenções, a apresentação continuou com momentos de bastante descontração e dinâmica, em que várias questões foram levantadas pelo público presente, às quais os investigadores responderam.

Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) estão a percorrer Portugal e a levar conhecimentos sobre o Universo, a vilas e cidades longe dos grandes centros urbanos. Nestas palestras abordam-se temáticas relacionadas com o Sistema Solar, viaja-se até às estrelas e às galáxias e fala-se sobre os instrumentos que nos permitem chegar tão longe.

Sobre Digressão Ignite IAstro
Em cada evento da Digressão Ignite IAstro, entre oito e dez investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos. Seguindo o conceito destes eventos, cada investigador terá de falar a compasso de uma sequência de 20 slides, que avançam automaticamente a cada 15 segundos.

O formato dos eventos Ignite IAstro permite expor, de modo divertido e acessível, cerca de uma dezena de temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal.

Desde janeiro de 2016, o projeto Ignite IAstro já alcançou mais de 2300 pessoas, em localidades portuguesas de norte a sul, envolvendo 50 investigadores, realizando 19 eventos, em 19 distritos e na Região Autónoma dos Açores. O próximo evento desta Digressão irá realizar-se em Águeda, no dia 14 de dezembro.
 

fonte: GIRP   14 outubro 2019

Enviar por email Bookmark and Share

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online