Skip Navigation Links
Início
Contactos
Início > Notícias  
Município de Cantanhede em primeiro lugar no distrito de Coimbra
No ranking global do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses
Município de Cantanhede em primeiro lugar no distrito de Coimbra
O Município de Cantanhede é, no âmbito do distrito de Coimbra, o que registou melhor pontuação global ao nível de resultados financeiros no exercício de 2018, encontrando-se na 29.ª posição no ranking das autarquias portuguesas de média dimensão, o que representa, neste indicador, um salto de 38 lugares relativamente às contas de 2017.

Esta avaliação consta da última edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses que acaba de ser tornada pública e que evidencia os excelentes resultados da autarquia cantanhedense relativamente a diversos indicadores de gestão pública. É isso mesmo o que indica a 18.º posição no ranking nacional dos resultados operacionais, onde Cantanhede surge como o primeiro do distrito, o que reflete o elevado grau de eficiência e eficácia da autarquia no desenvolvimento da sua atividade.

Grande significado tem também a 7.º posição entre os 308 municípios do país quanto ao maior volume da receita cobrada na venda de ativos fixos, o que decorre diretamente da venda de terrenos no âmbito do processo de expansão industrial, através do investimento na ampliação e reforço da atratividade das zonas industriais. Por outro lado, também a nível nacional, Cantanhede ficou em 35.º lugar em termos de resultado líquido, com um valor que ascende a mais de 4,6 milhões de euros, além de que foi a 32.ª autarquia do país com maior diferença entre a amortização de empréstimos e novos empréstimos obtidos, o que na prática representou um abatimento significativo no passivo financeiro.

Também importante para o universo de consolidação de contas do Município de Cantanhede são os resultados da Inova-EM publicados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. Segundo a publicação, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede ficou na 28.ª posição a nível nacional no ranking dos resultados económicos, sendo uma das três entidades com melhor performance no âmbito da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, além de que, entre 2017 e 2018, foi uma das entidades com maior amortização de empréstimos de médio e longo prazo.

Numa apreciação a estes resultados, o executivo camarário cantanhedense sublinha o facto de terem sido obtidos num período de investimentos significativos, processo em que tirou o melhor partido possível dos financiamentos dos programas comunitários, e em que conseguiu simultaneamente dar mais alguns passos importantes na consolidação do equilíbrio financeiro, através, nomeadamente, do controlo apertado da despesa corrente.
 

fonte: GIRP   4 novembro 2019

Enviar por email Bookmark and Share

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online