Skip Navigation Links
Início
Contactos
Skip Navigation Links  
Edifícios de Interesse Relevante 



Edifício dos Paços do Concelho
(Antigo Palácio da Família dos Meneses)

Na Praça Marquês de Marialva é obrigatória a visita aos Paços do Concelho, originariamente Palácio dos Meneses. 
A sua construção inicial deve-se, provavelmente, a D. João de Meneses e ainda hoje mantém alguns elementos quinhentistas do que foi a casa dos senhores de Cantanhede. 

No interior encontra-se um pátio com dois pisos sobrepostos: o piso inferior tem uma galeria com sete tramos abobadados, decorada por nervuras cruzadas, mísulas e chaves de cariz renascentista, vendo-se numa delas a inscrição "ESTA OBRA/SE F(E)Z NO/ ANO DE 1553". 

O piso superior apresenta uma colunata de ordem jónica. A fachada do edifício, bem como a torre lateral, são de construção recente. 

Desde 1805 que as sessões de Câmara se realizam no edifício, embora este só tenha passado a funcionar como sede municipal em finais desse século.


Localização
Praça Marquês de Marialva 
Cantanhede

Localização GPS
40.346086 -8.593862


Horário de Funcionamento
De Segunda a sexta das 08h45 às 18h00


Telefone
231410100



Casa do Capitão-Mor 
(Actual Casa Municipal da Cultura e Museu da Pedra)


A Casa do Capitão-Mor, ou Casa Municipal da Cultura, é a mais importante moradia nobre da Cidade de Cantanhede. 

Foi mandada construir pelo Capitão-Mor de Cantanhede (e anteriormente Capitão-Mor de Recardães, Superintendente das coudelarias da comarca da cidade de Coimbra e Cavaleiro Ordem Cristo, D. João Henriques de Castro, em finais do século XVIII, mantendo, na esquina, o brasão de armas Castro e Henriques (exatamente os apelidos do proprietário do palácio).

João Henriques de Castro era natural de Ponte de Águeda, freguesia de São Miguel de Recardães, Aveiro, e filho de Miguel Henriques de Castro (Sargento-Mor de Recardães).

Entendida como um espaço nobre do concelho, a Casa Municipal da Cultura exerce funções educativas e culturais, e recebe regularmente exposições de pintura, escultura, arte sacra, arquitetura e fotografia, proporcionando a todos a possibilidade de se relacionarem com as diferentes propostas estéticas de alguns dos mais significativos nomes nacionais e internacionais no domínio das Artes Plásticas. 

Horário de Inverno:
Terça a Sexta das 10h às 13h e das 14h às 18h,
Sábado e Domingo das 14h às 18h

Horário de Verão:
Terça a Sexta das 10h às 13h e das 14h às 18h,
Sábado e Domingo das 14h às 19h

Encerra à Segunda-feira e aos feriados 


Morada:
Largo Cândido dos Reis 
3060 Cantanhede 

Localização GPS
40.346086 -8.593862

Telefone - 231 410 165
Fax - 231 420 705
E-mail - casadacultura@cm-cantanhede.pt

Casa dos Bogalhos
Edifício seiscentista situado no largo Pedro Teixeira, mantém ainda algumas características da sua primitiva construção.  

Considerado um dos últimos exemplares da antiga arquitetura civil urbana da Cidade de Cantanhede, o imóvel apresenta, na fachada principal, um balcão de pedra com um pequeno átrio coberto parcialmente e forrado de azulejos azuis e brancos, já deste século, bem como cantarias nas portas e janelas.  

O piso térreo servia para acolher os animais e armazenar os géneros e as alfaias agrícolas, e o primeiro piso servia de habitação. 

  Morada: 
Largo Pedro Teixeira
3060 Cantanhede

Localização
GPS: 40.347930 -8.591920
Antigo solar dos Neiva
Este imóvel, que outrora foi o Solar dos Neiva, é um dos mais imponentes de Ançã. 

Imóvel do Século XIX. Na sua frontaria sobressai o Brasão de Armas dos Bandeira de Neiva, esculpido com mestria, em pedra da região.
Ó edifício apresenta inúmeros pormenores notáveis de construção, tais como cantarias trabalhadas, caixilharias de bandeira com vitrais, cunhais de pedra com frisos que terminam em cornija. É ainda de realçar o magnífico portal em madeira que sobressai na entrada principal.

Esta propriedade privada é a mais imponente e mais representativa da fidalguia ançanense.


Localização
Rua Dr Jaime Cortesão - Ançã

Localização GPS
40.272879 -8.522976

Nota: Imóvel Particular não visitável
Casa e Busto de António Lima Fragoso
Imponente edifício de planta retangular e de dois pisos, onde viveu António Lima Fragoso.
António Lima Fragoso era filho de Viriato Sá Fragoso e de Maria Isabel de Sá Lima Fragoso, nasceu a 17 de Junho de 1897, na Pocariça.

A sua vocação precoce pela música foi evidenciada logo aos seis anos de idade, quando começou a aprender e a ler pautas e a tocar piano com António dos Santos Tovim, seu tio e médico em Cantanhede.

Aos dezasseis anos publicou e deu a primeira audição da sua primeira composição Toadas da Minha Aldeia. Em 1918, obteve o diploma do Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional de Música de Lisboa com 20 valores. A partir daí iniciou um percurso artístico amplamente reconhecido nos meios culturais do País, não só como pianista mas também como compositor.
Também o registo literário que legou é testemunha do valor cultural desta figura, mas sobretudo da estima e consideração que tinha pela sua terra, onde veio a perecer.
Localização
Pocariça

Localização GPS
40.365965 -8.584895

Nota: Imóvel Particular não visitável

 

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online