Skip Navigation Links
Início
Contactos
Início > Entidades  
Covões e Camarneira

Covões

Freguesia bastante antiga, Covões, segundo alguns autores, deve o seu nome ao facto de se situar numa região de vales pouco profundos que, vistos do horizonte, dão a sensação de pequenas covas (covonnes).

São inúmeras as referências a esta freguesia na documentação medieval. Num documento de 14 Dezembro de 1271, era já citado o lugar Môtargado (ou Môtarcado), hoje Monte Arcado, que será a povoação mais antiga da actual freguesia. Seadouro, Espinheira e Covões são também referenciados em documentos do século XIV. Do numeramento populacional de 1527, os povoados de Môtarcado, Covões e Malhada reuniam já 299 vizinhos.

Em relação ao património da freguesia, merece destaque a Igreja matriz, de construção anterior a 1558, com uma torre sineira inaugurada em 1727. Esta Igreja possui alguns elementos de grande interesse arquitectónico, com especial realce para a imagem de Santo António, escultura em pedra de Ançã, feita em 1558 por João de Ruão, que custou 2000 réis à Sé de Coimbra, bem como as imagens de S. Brás, S. Sebastião e S. João, todas do século XIV, e ainda alguns retábulos oitocentistas.

De salientar também os cruzeiros de Covões e Monte Arcado: o primeiro construído no século XVI e o segundo (antigo pelourinho ?...por se situar no largo contíguo ao "Curral do Concelho"), datado de 1698, tendo sido destruído e posteriormente reconstruído e remodelado em 1940, 1955, 1980 e 1996.

Merece ainda destaque o "Monumento ao Músico", homenagem do povo aos músicos e a todos aqueles que, de alguma forma, estiveram, estão e irão estar ligados à Sociedade Filarmónica local, colectividade fundada em 13 de Junho de 1868.



Camarneira

Situada no centro-norte do Concelho, dista oito quilómetros da cidade de Cantanhede. É composta pelos seguintes lugares: Camarneira, Carvalheira, Lontro, Areia da Camarneira, Quinta da Camarneira, Quinta do Cedro, Quinta da Alegria, Campanas e Fonte Errada.

Camarneira é a mais recente freguesia do Concelho de Cantanhede. Pertencia, até há poucos anos, à Freguesia de Covões. A agricultura e o pequeno comércio são as principais fontes de rendimento da população. Até ao início dos anos 80 ali se realizou uma importante feira quinzenal, conhecida por “Feira dos Bois”.

Em meados deste século Camarneira registou uma época de desenvolvimento associativo e cultural: fundou-se a União Camarneirense, o primeiro clube da localidade, que veio a lançar dois grupos subsidiários - o Recreativo e o Cénico e mais tarde apareceu o Desportivo, de curta duração. Progrediu, no entanto, o "Club", que se transformou na também já desaparecida Associação de Instrução e Recreio da Camarneira.

Apesar de a fundação da freguesia registar apenas seis anos, conta já com uma ampla sede, que dispõe de instalações para albergar um posto médico.

Morada:
Rua da Bica, Nº 450
3060-284 COVÕES

E-mail: ufcc@sapo.pt
 
231469397   Geral   

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online