Skip Navigation Links
Início
Contactos
Início > Entidades  
Centro Social de Recreio e Cultural da Sanguinheira

Na parte desportiva e cultural, promove o torneio de futsal inter-freguesias, tem implementadas as aulas de aeróbica e danças latinas e tem também como importante valência a escola de música. O Centro Social de Recreio e Cultura de Sanguinheira é ainda responsável pela organização em parceria com outras associações do concelho do Festival Cata-Sonhos. Um festival de talentos que se propõe apoiar e divulgar novas descobertas na área artística do concelho. Na área social, efetua transportes de crianças para o jardim de infância, dispõe de serviços de ATL e serve refeições no Jardim Escola. 

Grupo Folclórico da Sanguinheira 
Após um encontro com um grupo de pessoas interessadas, nasceu a 7 de maio de 1989 o Grupo Folclórico da Sanguinheira. Depois de dois anos de recolhas de trajes, danças, cantares, rezas, mezinhas, usos e costumes do povo Gandarês, referentes ao final do século XIX, e princípio do século XX, fez a sua apresentação pública em 26 de maio de 1991, data da sua filiação na Federação do Folclore Português. Fiel representante da sua freguesia e da região da Gândara, onde está inserido, continua com o seu trabalho de recolha e organiza anualmente a sua agenda de folclores. Tem feito várias reconstituições tradicionais e participado em inúmeros festivais, divulgando de norte a sul do país e ilhas, e ainda no estrangeiro, nomeadamente na Bélgica, França, Suíça e Brasil a cultura tradicional do seu povo. No fundo, um autêntico museu vivo da cultura do povo gandarês. É filiado no INATEL. A alegria do povo Gandarês era notória, nos finais do trabalho, nas festas e romarias, aos domingos à tarde no adro da Igreja, e nos intervalos do baile. Daí resultaram as recolhas das cerca de quatro dezenas de modinhas e danças características da região que fazem parte do nosso reportório, das quais destacamos: Fui-me confessar, Eu comprava e vendia, P'la quela serra acima, Farrapeira, Rodízio, Vira e Verde-Gaio Gandarês, Fado e Serrano. Predominando as desgarradas dançadas e cantadas ao som da sua tocata composta por concertinas, cavaquinhos, violas, violinos, flauta de cano, bombo, ferrinhos e reco reco. Resultante de uma pesquisa e fiel recolha, o Grupo Folclórico da Sanguinheira, enverga trajes representativos da vida local nos finais do século XIX, e princípio do século XX. Tais como: Noivos, Ver a Deus, Lavradores ricos, Caseiras, Domingueiros, Romeiros, Feirantes, Aguadeira, Mulher da Eira, Malhadores, Moleiros, Serrador, Maltez ou Caramelo, Homem do Gabão, entre outros.

Grupo de Teatro Renascer  
O Grupo de Teatro Renascer surgiu da vontade de um conjunto de jovens representar e iniciou a sua atividade para não mais cessar e levar continuamente a palco, todos os anos, peças de autores consagrados, como também algumas escritas por elementos ligados ao grupo, tanto da Sanguinheira como de outras localidades. Para além das peças de teatro, que tem apresentado publicamente durante os largos anos de existência, os elementos do grupo também participaram em várias edições da Feira Medieval de Coimbra, como figurantes, e entre os seus associados encontramos os fundadores da primeira associação da Freguesia da Sanguinheira (C.S.R.C.S.).

Morada:
Largo Professora Clementina Sequeira,n.º 24
3060-816 Sanguinheira

E-mail: csrcsanguinheira@gmail.com
Presidente da direção: Sara Maria Gomes Brado
 

Município

Concelho

Turismo

Notícias
 
Agenda
 
Entidades
 
Documentação
 
Contactos
 

Serviços Online