Cantanhede e Santa Cruz (Cabo Verde) vão cooperar e equacionam geminação

Os Municípios de Cantanhede e Santa Cruz (Cabo Verde) vão aprofundar a cooperação em diversos domínios, processo que se espera venha a culminar com a formalização de uma geminação entre as duas cidades.  Esse desejo foi manifestado pelo presidente do Município de Santa Cruz (Cabo Verde), Carlos Alberto Silva, no encontro que teve esta terça-feira, 11 de outubro, com Helena Teodósio, nos Paços do Concelho.

Recorde-se que já em agosto passado, a vice-presidente daquele Município da Ilha de Santiago visitara Cantanhede, para conhecer o trabalho efetuado pela autarquia em diversos domínios.

Acompanhada do vice-presidente Pedro Cardoso e dos vereadores Célia Simões e Adérito Machado, a presidente da autarquia cantanhedense reiterou a disponibilidade para uma cooperação com Santa Cruz, em diversos domínios, à semelhança do que já sucede com outros municípios dos PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

“Estamos sempre abertos à cooperação em diversas matérias. Santa Cruz terá certamente a aprender com Cantanhede e vice-versa”, destacou Helena Teodósio, lembrando que “os Municípios não se devem fechar em si próprios”.

Já Carlos Alberto Silva referiu, a propósito, que foi o entusiasmo da sua vice-presidente depois da visita a Cantanhede que o motivou a fazer o mesmo. O autarca cabo-verdiano visitou diversas instituições locais, como o Biocant, INOVA, Ecocentro Municipal, Canil Municipal e Sociedade Columbófila Cantanhedense, mostrando-se surpreendido com o que viu e com vontade de replicar esses bons exemplos no seu município.

“Cantanhede é um Município muito interessante, com gente disponível e com o qual queremos aprender boas práticas”, referiu Carlos Alberto Silva, que considera essencial aproveitar o know how em áreas como a cultura, desporto e economia.

O autarca cabo-verdiano deseja que “o laço de amizade entre os dois Municípios que, entretanto, nasceu, cresça e culmine com a geminação”.

Nesta receção ficou ainda acordada a troca de informações com vista ao estabelecimento de protocolos de cooperação em diversas áreas.