Construção do Auditório Municipal de Cantanhede
Deve efetuar Login para votar
Pode votar apenas em um projeto deste Orçamento Participativo.
Tendo por base a análise e diagnóstico das dinâmicas municipais é reconhecido que o Concelho de Cantanhede apresenta um conjunto de fatores diferenciadores que concorrem para a sua afirmação como espaço de múltiplas oportunidades com um tecido empresarial competitivo, uma rede urbana polinucleada com destaque para a Cidade de Cantanhede, uma dinâmica cultural inovadora e muito significativa em termos regionais e nacionais, algumas unidades industriais de referência e o espírito empreendedor dos Cantanhedenses são alguns desses elementos.
Confirmada a importância de definir uma estratégia local sustentada, criando vantagens competitivas com base nos fatores diferenciadores do Concelho e em parcerias estratégicas, e explorando eficazmente as oportunidades existentes, a Câmara Municipal de Cantanhede tomou a iniciativa de conceber a ideia de edificar um Auditório Municipal no Parque Expo-Desportivo S. Mateus, que corporize um conjunto de atividades importantes na afirmação do território concelhio enquanto centro de cultura e turismo.
O Parque Expo-Desportivo S. Mateus, constitui um dos mais relevantes espaços urbanos da Cidade de Cantanhede. O seu significado histórico, a centralidade urbana e em particular a relação privilegiada face aos principais espaços e equipamentos urbanos da sede do município, conferem aquele espaço uma especial importância na estratégia de regeneração urbana da Cidade de Cantanhede.
A criação do "Auditório Municipal de Cantanhede", enquadra-se no projeto de valorização do principal eixo urbano que dá acesso ao centro da cidade.
INTEGRAÇÃO NO EIXO URBANO
O principal eixo urbano que dá acesso ao centro da cidade, desde a rua dos Bombeiros Voluntários até à Praça Marquês de Marialva, é de particular importância, uma vez que é junto deste que se encontram grande número de equipamentos, nomeadamente: Parque Expo-Desportivo (local onde se realiza a Expofacic e o campo de futebol que entretanto será deslocalizado), quartel da GNR, Cemitério, Bombeiros Voluntários, Centro Paroquial S. Pedro, Biblioteca, Tribunal, capela S. Mateus, Mercado Municipal, Parque Verde, futuro Museu do Colecionismo, Museu da Pedra, Casa da Cultura, Museu Load ZX Spetrum, Igreja Matriz, Praça Marquês de Marialva e Câmara Municipal. Muito próximo deste eixo encontram-se os complexos escolares, piscinas e pavilhão desportivo.
O auditório deverá assumir uma forte relação com este eixo de modo que a sua presença dignifique a frente urbana e que funcione como elemento agregador e complementar das diversas atividades e eventos que são realizados pelas diversas entidades nestes equipamentos.
OBJETIVOS
Pretende o Município de Cantanhede dotar a cidade e o Concelho com um equipamento diferenciador na oferta cultural, turística e sobretudo ao nível do desenvolvimento económico.
Perante esta realidade, pretende-se avançar com a construção do "Auditório Municipal de Cantanhede" ocupando o espaço previsto para o efeito na zona de influência da Expofacic, com a implantação de uma edificação que contemple uma nova construção que transmita uma simplicidade formal e ao mesmo tempo que se destaque como elemento simbólico estruturante do tecido urbano, de modo a não provocar impactes visuais ou ambientais negativos.
Pretende-se que apresente uma imagem bem identificada do ponto de vista volumétrico e da linguagem arquitetónica, de modo a valorizar o património edificado e natural, nomeadamente a Capela de S. Mateus, a “Pedra de Ançã” como elemento natural e/ou escultório e nas temáticas água do mar e água da nascente.
PROGRAMA FUNCIONAL
Em termos de programa base o equipamento deve incluir:
- Auditório com capacidade para 499 lugares sentados;- Foyer e sala polivalente para exposições, receções e eventos culturais com aproximadamente 300m2;
- Bengaleiro e bilheteira;
- Instalações sanitárias projetadas permitindo o uso diferenciado interior (bar/cafetaria) /exterior;
- Espaço de Café-Concerto com capacidade para 100 pessoas sentadas;
- Cafetaria/Bar com capacidade até 100 pessoas, com espaço técnico de apoio comum com o Café-Concerto, cuja localização permita o uso autónomo em horários diferenciados do Auditório;
- Espaço Infantil com capacidade para 20 crianças;
- Espaços destinados aos serviços administrativos, tais como, Gabinetes Técnicos, Sala de Reuniões, Sala de apoio, Instalações sanitárias;
- Palco dimensionado para espetáculos de música, teatro, bailado e cinema e respetivas áreas técnicas de apoio. Preconiza-se a possibilidade de este conseguir a polivalência de ser palco não só para o auditório interior mas simultaneamente através de um vão a prever na zona posterior do palco, poder ser orientado para um anfiteatro natural no exterior;
- Área de bastidores de apoio técnico ao palco;
- Espaço para receção de artistas, com entrada independente;
- Camarins VIP e gerais (considerando que dois camarins devem ficar à cota do palco);
- Instalações sanitárias próximas do palco;
- Espaço para controlo de luz e som;
- Área Técnicas de apoio à montagem de espetáculos (carpintaria, pintura, lavandaria e costura);
- Plataforma elevatória para montagem de espetáculos, em caso de necessidade;
Todo o Arranjo paisagístico envolvente ao edifício projetado, deverá ser idealizado como parte integrante do mesmo, prevendo o anfiteatro natural para espetáculos no exterior, pensando nas noites de Verão mais apetecíveis, com uma área aproximada do dobro da área da construção, devendo ainda estudar o espaço para estacionamento exterior;
Proponente: Município de Cantanhede