Aliança

 Autor: Remigio Davila (n. 1951)

Localização: Rua dos Bombeiros Voluntários (Junto ao Tribunal) - Cantanhede 

Materiais da Peça: Semi rijo e bronze

Descrição/Tema: Escultura de arte contemporânea, figurativa, na linha de inspiração de outras obras de Remigio Davila, onde predomina a figura de instrumentos musicais de cordas. A peça trabalhada num monobloco de pedra, apresenta na parte frontal, em relevo, duas pequenas alianças entrelaçadas, e, em concavidade uma “guitarra” com tamanho aproximado ao real. Exibe uma conjugação de texturas polidas e rugosas, repartindo-se as rugosas entre as que aparentam provir do aproveitamento da própria matéria e as que nitidamente são materializadas pelo artista.

Baca (Deusa do Vinho)

Autor: Carlos Andrade (n. 1968)

Localização: Largo de São João - Cantanhede 

Materiais da Peça: Pedra Calcária: Semi rijo e pedra de Ançã

Descrição/Tema: Escultura de arte contemporânea de carácter figurativo, alusiva à Deusa do Vinho. Esculpida em pedra, mostra no topo e na base elementos em relevo, referentes ao vinho/vindimas (parras, troncos, uvas, cesto etc.), enquanto a parte central configura uma cabeça feminina de pescoço bastante alongado, responsável pela verticalidade que a obra assume. O escultor segue a linguagem que adota em várias das suas obras, entre elas a “Deusa do Mar Azul” de 2002, na Ericeira e “Café Maracanã” de 2003, na Amadora.


Bombeira

Autor: Paulo Neves (n. 1959)

Localização: Rua dos Bombeiros Voluntários (Junto ao Quartel dos Bombeiros) - Cantanhede

Materiais da Peça: Calcário Semi Rijo e Pedra de Ançã

Descrição/Tema: Escultura de arte contemporânea, concebida numa conjugação de vários elementos, um deles representa o capacete dos bombeiros com inspiração realística, enquanto ao seu lado outro se eleva, afastando-se do tradicional talhe no monobloco e se desenvolve numa “técnica de ensamblagem”. Constituído por uma sobreposição de blocos de pedra exibe uma textura que aparenta provir do aproveitamento da própria matéria, à exceção de um dos ângulos, em que a pedra surge trabalhada numa textura polida e exibe um rosto humano, figura recorrente em várias obras de Paulo Neves, espalhadas pelo país (Família de 1997, na Madeira, Pedro Álvares Cabral e os Irmãos de 2000 em Belmonte, etc.), algumas delas no estrangeiro (Anjo de 2001, no Brasil).


Casal Gandarês

Autor: José Plácido (n. 1961)

Localização: Rua dos Bombeiros Voluntários (Junto à Biblioteca Municipal)- Cantanhede

Materiais da Peça: Semi Rijo

Descrição/Tema: Escultura de arte contemporânea, figurativa, numa plástica semelhante à seguida pelo artista em várias das suas obras, entre elas “Mulher Gandaresa (1995), na Tocha, "Miguel Torga" (2000), em Cantanhede, “Aos Caniceiros Defensores do Pinhal do Povo” (2001), na Caniceira – Tocha. A obra é constituída pelos bustos (um feminino outro masculino) que representam um “casal gandarês” com a indumentária tradicional. Surge como um todo, esculpida no próprio monobloco de pedra que lhe serve de “pedestal”, exibe uma rigidez formal que denuncia alguma influência arcaísta.


Chavegueira

Autor: Moisés (n. 1963)

Localização: Praia da Tocha

Materiais da Peça: Pedra de Ançã e Semi Rijo

Descrição/Tema: Escultura de arte contemporânea, figurativa. Concebida em dois tipos de pedra que lhe proporcionam distintas tonalidades. O escultor desenvolve uma composição de vários elementos em alusão à “Arte Xávega”, representando um barco sobre as “ondas do mar”, encaixando num elemento vertical que faz lembrar um tronco de árvore, onde representa em baixo relevo, formas que sugerem grande movimento, braços humanos que se elevam e peixes entre linhas diagonais.


Fertilidade

Autor: Mathïas Contzen (n. 1964)

Localização: Largo Conselheiro Ferreira Freire - Cantanhede

Materiais da Peça: Pedra calcária, Semi rijo

Descrição/Tema: Escultura de arte contemporânea. Composta por duas partes distintas em termos formais e de textura, apresenta na parte inferior uma configuração geométrica com superfície rugosa, enquanto na superior mostra uma configuração tendencialmente orgânica e de superfície polida. A peça manifesta uma linguagem semelhante à seguida pelo artista na sua obra “Os quatro elementos”, apresentada no mesmo ano, no primeiro simpósio de escultura de Viseu.


Pedro e Inês

Autor: Alves André (n. 1959)

Localização: Largo Conselheiro Ferreira Freire – Cantanhede

Materiais da Peça: Semi Rijo

Descrição/Tema: De título Pedro e Inês e obra em calcário. Encontra-se esculpida em dois lados. De um lado o corpo de uma mulher (Inês) e do outro o corpo de um homem (Pedro). Os corpos foram amaciados, por forma a diferenciarem-se da restante obra pela sua textura.


Poema à Vida

Autor: Abílio Febra (n. 1956)

Localização: Rotunda junto à GNR/Bombeiros - Cantanhede

Materiais da Peça: Pedra de Ançã e semi rijo

Descrição/Tema: Escultura de arte contemporânea, esculpida em pedra, apresenta uma combinação de várias texturas, exibindo uma gramática comum a outras obras do artista.


Conteúdo atualizado a 21.04.2022