Estátua de Pedro Teixeira 

Escultura de grandes proporções executada em bronze por Celestino Alves André, no ano de 1993, perpetua a memória do capitão Pedro Teixeira, desbravador e conquistador da Amazónia.

Pedro Teixeira nasceu em Cantanhede por volta de 1585 e em 1607 foi para o Brasil, onde viria a distinguir-se na expulsão dos franceses do Maranhão e no comando dos portugueses contra as tentativas de ocupação holandesa e inglesa. Ao subir o rio Amazonas desde a foz até Quito, contribuiu decisivamente para a definição do território do Brasil, o maior país da América Latina e o único deste continente que tem o português como língua oficial.

Localização
Largo Pedro Teixeira 
Cantanhede

Localização GPS
40.347018 -8.591287

Estátua Equestre de António Luis de Meneses

3º Conde de Cantanhede – 1º Marquês de Marialva 

Na Praça Marquês de Marialva está a imponente estátua equestre de D. António Luís de Meneses, 1.º Marquês de Marialva e 3.º Conde de Cantanhede, nobre dotado de apurada formação militar que se notabilizou na Restauração de 1640 ao comando das tropas portuguesas nas batalhas das Linhas de Elvas e Montes Claros contra os exércitos castelhanos.

Da autoria de Alves André, prestigiado escultor do Concelho de Cantanhede e considerado um dos maiores especialistas na execução de estátuas em bronze, a obra impõe-se pelo grande realismo nas proporções e nos pormenores.


Localização
Praça Marquês de Marialva 
Cantanhede

Localização GPS
40.346347 -8.594269

Monumento a Jaime Cortesão

Mandado erguer a sua primeira versão pelos brasileiros de S. Paulo. A atual, mais imponente, foi mandada executar para as comemorações do I Centenário do seu nascimento em 1984. 

Jaime Cortesão é a mais importante figura ilustre nascida em Ançã. Foi médico, poeta, historiador e filósofo, destacando-se como sendo o impulsionador do Movimento Renascença Portuguesa.


Localização
Rua Dr. Alfredo e Machado Costa
Ançã

Localização GPS
40.273874 -8.522753


Monumento ao Músico 

Monumento ao Músico, homenagem do povo aos músicos e a todos aqueles que, de alguma forma, estiveram, estão e irão estar ligados à Sociedade Filarmónica de Covões, coletividade fundada em 13 de Junho de 1868.

Trata-se de uma escultura em bronze, executada por José Berardo. 

Localização
Covões

Localização GPS
40.429725 -8.611709

Monumento ao Ourives Ambulante 

O Monumento ao Ourives Ambulante é uma escultura em bronze da autoria de Celestino Alves André, que se encontra erguida no Largo José Florindo Frota, frente à Igreja Matriz de Febres. 
Trata-se de uma obra realista que reproduz fielmente uma figura muito característica oriunda da zona Noroeste do Concelho. 

A atividade comercial dos ourives ambulantes remonta às primeiras décadas do século XX, em que, de bicicleta e com as características malas verdes, os ourives percorriam todo o território nacional, tendo-se fixado ao longo dos anos em diversas cidades e vilas do País.


Localização
Praça Florindo José Frota
Febres

Localização GPS
40.400143 -8.630061

Conteúdo atualizado a 21.04.2022