1...2...3... Experiência

Autor: Isaque Pinheiro (n. 1972)

Localização: Largo D. João Crisóstomo - Cantanhede

Materiais da Peça: Pedra de Ançã

Descrição/Tema: Grupo escultórico de arte contemporânea com apontamentos de carácter figurativo. Constituído por 5 peças em monoblocos de pedra, de corte tosco, contendo uma face polida, na qual tem esculpido um “pavilhão auricular”, dando mote ao título da composição. Esta obra insere-se dentro da linha de outras, apresentadas por alguns dos artistas que estiveram no mesmo simpósio da pedra onde esta foi realizada, nomeadamente “Mater Natura” de Cristina Ataíde.


Apontamento

Autor: José Plácido (n. 1961)

Localização: Rua General Humberto Delgado (Junto ao Museu da Pedra) - Cantanhede

Materiais da Peça: Pedra de Ançã e xisto

Descrição/Tema: Escultura de arte contemporânea, figurativa, com uma plástica semelhante à seguida pelo artista em várias das suas obras, contando-se entre elas Fontes 2001, em Cantanhede, que, tal como na composição aqui apresentada, também mostra uma figura feminina. O artista terá aplicado a técnica de ensamblagem na constituição desta obra que apresenta, uma figura feminina de braços elevados, acima da cabeça inclinada “com o rosto oculto pelo cabelo” que contrasta com a restante representação pela sua constituição em xisto; a figura assenta numa composição em blocos de pedra, de talhe grosseiro mantendo a aparência do “corte original da extração da pedreira”.


Espíritos

Autor: Matthïas Contzen

Localização: Avenida Comandante Xavier Gomes Gama - Cantanhede

Material Utilizado: Pedra de Ançã


Limiar

Autor: Joana Imaginário

Localização: Dentro do espaço relvado das Piscinas Municipais - Cantanhede

Material Utilizado: Pedra de Ançã


Mater Natura

Autor: Cristina Ataíde

Localização: Quinta de São Mateus - Jardim junto à Urbanização do lado Este dos Bombeiros Voluntários

Material Utilizado: Pedra de Ançã


Sem Título 2

Autor: Carlos Dutra

Localização: Parque de estacionamento junto ao Mini Preço - Cantanhede

Material Utilizado: Calcário

Descrição/Tema: Obra abstrata, em calcário da região. Assemelha-se a uma pessoa sentada com formas bastante arredondadas sem ser delineados os seus membros. Segundo o autor da obra "É tudo e não é nada", daí a informar que é sem título. O Banco tem a patina natural, como saiu da pedreira e na restante obra vê-se a passagem da mó alisando os contornos da peça.


Uma Mesa, Duas Cadeiras e Cinco Bancos

Autor: Xana Ferreira (n. 1973)

Localização: Av. dos Bombeiros Voluntários - Cantanhede

Materiais da Peça: Pedra de Ançã

Descrição/Tema: Grupo escultórico de arte contemporânea figurativa, de características aproximadas à “arte pública de carácter utilitário”, podendo fazer-se uma associação com o “design de equipamento”, pela relação direta que assume com o público, permitindo o seu usufruto. Esculpido em vários blocos de pedra, o grupo, inicialmente composto por uma mesa cinco bancos e duas cadeiras [agora incompleto pela falta das cadeiras (novembro 2010)], de linhas geométricas, conjuga diversas texturas, umas de carácter mais tosco, aproximada à textura original da matéria, outras mais trabalhadas “estriadas” e “lisas”. 


Conteúdo atualizado a 21.04.2022