A parede lateral do Centro de Interpretação de Arte-Xávega (CIAX), na praia da Tocha, tem um novo "habitante". Trata-se de uma obra da autoria do conhecido Bordalo II, uma peça que representa uma belemnite de uma das séries do artista, Big Trash Animals. Um molusco já extinto. Este projeto faz uma chamada de atenção à alteração urgente de comportamento, para que não se continuem a extinguir espécies.É uma obra de arte que faz parte do projeto de cultura em rede "O Mar que nos Une".
QUEM É BORDALO II?
Artur Bordalo, mais conhecido pela alcunha artística Bordalo II ou Bordalo Segundo, nascido em Lisboa em 1987, é um "grafiter" e artista plástico português. É neto do também pintor Artur Real Chaves Bordalo, conhecido como Real Bordalo.
A sua arte baseia-se na utilização de resíduos urbanos, guiado pelo lema «o lixo de um pode ser o tesouro de outro». Tomando como ponto de partida o graffiti, empregando pintura em spray, usa objectos abandonados, desperdícios e refugos procedentes de obras, ruínas de edifícios, carros e fábricas, entre outros, misturando-as para criar um novo objecto artístico. Pretende deste modo denunciar uma sociedade «extremamente consumista, materialista e avarenta» e promover a «sustentabilidade, consciência ecológica e social». Como consequência, os seu graffitis são tridimensionais, ultrapassando em muitas ocasiões os limites do plano, convertendo-se em baixo-relevos e alto-relevos. (Fonte wikipedia)