I - Introdução

Ao longo dos últimos anos, vários autores têm defendido a importância do desporto no desenvolvimento integral do indivíduo, bem como do valor educativo e social da prática desportiva.

A prática do exercício físico regular melhora a saúde física e psíquica e pode contribuir positivamente para o processo de aprendizagem. O seu valor educativo pode manifestar-se de forma decisiva no combate ao racismo e à xenofobia.


Os Projectos, como o "1º Mergulho" visam o aumento da prática desportiva por indivíduos com menores possibilidades para a sua prática, tirando assim partido dos valores veiculados pelo desporto para o desenvolvimento do conhecimento e das competências, permitindo aos jovens principalmente desenvolver capacidades físicas e disposição para o esforço pessoal, bem como aptidões sociais como o trabalho em grupo, o espírito de sacrifício, a assiduidade, a solidariedade, a tolerância e o fair-play num quadro multicultural (Decisão n.º 291/2003/CE). Assim, estamos a tentar criar um equilíbrio entre as actividades intelectuais e físicas na vida escolar, através do encorajamento do desporto (natação) nas actividades escolares.

Cientes da importância que uma modalidade como a NATAÇÃO tem para o desenvolvimento multifacetado e harmonioso da criança e conscientes das dificuldades que algumas crianças deste Concelho poderão ter em frequentar a Escola Municipal de Natação das Piscinas Municipais de Cantanhede, vimos por este meio dar-lhe a conhecer um projecto de desenvolvimento concelhio da Natação, perfeitamente inserido nas perspectivas metodológico-didácticas para a operacionalidade do currículo de Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente na área da Expressão e Educação Físico-Motora.
 

II - Organização do Projecto

1 - Princípios Orientadores

É um dado adquirido que o desenvolvimento motor da criança precede o seu desenvolvimento cognitivo e social. Como tal as experiências motoras que fazem parte das aprendizagens em Educação Física revelam-se fundamentais para o desenvolvimento da criança, dado que a integração das sensações daí resultantes é contributo decisivo para a melhoria da percepção, o que facilita toda a aprendizagem simbólica que se queira relacionar com a vivência concreta das actividades físicas (in. A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico, 1992, ME-CDSF/DGEBS).

A integração destes aspectos é fundamental para melhorar o processo educativo e potencializar desta forma o desenvolvimento da criança.
Neste quadro surge a NATAÇÃO, como uma actividade física com uma grande riqueza de estimulação para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Esse elevado nível de estimulação advém das condicionantes que o meio aquático coloca pelas suas características específicas.


A deslocação num meio como a água obriga a criança a adaptar-se às características do meio aquático, onde o equilíbrio é horizontal, a respiração é bucal, os membros inferiores têm funções equilibradoras e os membros superiores função propulsora. No meio terrestre o equilíbrio é vertical, a respiração é nasal, os membros inferiores têm funções propulsoras e os membros superiores função equilibradora.

Assim a criança passa a ser confrontado com uma diferente noção de apoio e equilíbrio devido à força de Impulsão da água; altera completamente a relação activo/passivo dos tempos respiratórios adquiridos no movimento em terra; altera de forma mais ou menos acentuada todas as informações do âmbito quinestésico, visual, auditivo e vestibular.

Além do mais, a Natação produz na criança que ultrapassa a fase de adaptação e receio inicial, uma grande sensação de bem-estar geral, de motivação e de alegria pelo simples contacto com o meio aquático e principalmente porque domina um meio que à partida se encontrava de forma adversa.


2 - O programa de Educação Física e a Natação

Este projecto pretende ser uma actividade perfeitamente organizada, fundamentada e orientada. Para tal baseia-se nos conteúdos do programa, que define um conjunto de blocos de actividade e apresenta para cada um deles os efeitos de aprendizagem definidos (objectivos).

No programa de Expressão e Educação Físico-Motora, a Natação surge como uma área alternativa, não pela sua menor importância, mas pela dificuldade da grande maioria das escolas usufruir da utilização de piscinas.


III - Operacionalidade da Acção

1 - Denominação
1º Mergulho

2 - Designação
Acção de desenvolvimento da Natação, com a sua inclusão na actividade curricular dos alunos de todos os Jardins-de-infância Públicos do Concelho de Cantanhede.

3 - Entidades Intervenientes
Município de Cantanhede e Jardins-de-infância Públicos no Concelho de Cantanhede

4 - Regime de Funcionamento
O Projecto decorrerá durante o todo o ano lectivo, às 3ª e 5ª, com 3 períodos de aulas e com uma duração de 45 minutos.

5 - Encerramento da Actividade
No final do ano lectivo, será realizado num Sábado (a confirmar data), um Festival de Encerramento com todos os alunos envolvidos, em que será entregue um diploma certificando a obtenção do nível objectivado durante a actividade.

6 - Desenvolvimento Programático
Pretende-se dar consecução ao programa do Bloco de Natação para o nível Introdução, previsto no programa de Educação Física para o 1º Ciclo do Ensino Básico.

7 - Objectivos

NÍVEL INTRODUTÓRIO

Em piscina com pé, em situação de exercício ou de jogo, utilizando objectos variados flutuantes e submersos:

 Coordenar a inspiração e a expiração em diversas situações simples com e sem apoios, fazendo inspiração curta e expiração completa activa e prolongada só pela boca, só pelo nariz e simultaneamente pelas duas vias.

 Flutuar em equilíbrio, em diversas posições partindo de apoio de pés e mãos para a flutuação vertical e horizontal (facial e dorsal). Combinar as posições de flutuação em sequências (coordenando essas mudanças com os movimentos da cabeça e respiração): vertical-horizontal, horizontal facial-dorsal.

 Associar o mergulho de diferentes posições de flutuação abrindo os olhos durante a imersão para se deslocar com intencionalidade em tarefas simples (apanhar objectos, seguir colegas e outras), a vários níveis de profundidade.

 Deslocar-se em flutuação, coordenando as acções propulsivas dos membros inferiores e superiores com a respiração em diferentes planos de água e eixos corporais, explorando a resistência da água e orientando-se com intencionalidade para transportar, receber e passar objectos, seguir colegas e outros.

 Saltar para a piscina, partindo de posições e apoio variados (pés e mãos, joelhos, frontal, lateral), mergulhando para apanhar um objecto no fundo e voltar para uma posição de flutuabilidade


8 - Condições de Funcionamento
Os alunos deverão trazer todas as aulas o seguinte equipamento:

- Touca
- Calções de banho ou fato de banho
- Chinelos
- Termo de Responsabilidade do Encarregado de Educação na 1ª aula frequentada pelo aluno
- Declaração Médica na 1ª aula frequentada pelo aluno (tem validade de 1 ano)

Caso falte algum deste material, o aluno não poderá entrar no recinto da aula, tendo que ficar na bancada a assistir às aulas.


9 - Procedimentos
Acesso aos Balneários

Para garantir uma organização eficaz é essencial regular o período de entradas para as aulas. Assim sendo, os alunos só poderão entrar nos balneários 15 (quinze) minutos antes do início da aula, e aí permanecer até à hora do início da respectiva aula, devendo sair 15 (quinze) minutos após o final da aula.
Para aceder à zona de balneários, terá que obrigatoriamente proceder à leitura do cartão de acesso à entrada e saída da mesma pelo responsável do grupo que tiver aula.


Acesso às Piscinas

Para aceder às Piscinas, os alunos(as) são obrigados a passar pela zona de lava-pés e passar o corpo pelo chuveiro.

Os alunos(as) deverão aguardar sentados em bancos próprios, ou indicação do professor(a) para entrarem na água e iniciar a aula.

Conteúdo atualizado a 02.02.2012