Eco-Escolas
O Eco - Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE). Desenvolvido em Portugal desde 1996, o Programa Eco- Escolas é atualmente implementado em todo o território nacional, abrangendo todos os graus de ensino.
O programa Eco-Escolas pretende encorajar, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental e sensibilização e educação para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis. Este Programa visa ainda criar hábitos de participação e cidadania ativa, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.
Este Programa visa a disseminação de uma metodologia de abordagem das questões ambientais inspirada na Agenda 21 paralelamente com uma metodologia composta por 7 passos, onde as escolas, sob a orientação dos respetivos docentes-coordenadores, desenvolvem a sua ação, que se inicia com a constituição de um conselho Eco-Escola e a realização de uma auditoria ambiental. Segue-se a definição de um plano de ação, composto por temas base (água, energia e resíduos) complementados com um leque diversificado de outros temas. Destas ações vão sendo realizadas monitorizações e avaliações sistemáticas, que se articulam e complementam com todo um trabalho curricular, com o envolvimento da comunidade local e da comunidade educativa. Como congregação de todo este processo é definido o Eco-Código, conjunto de regras de conduta, no fundo um regulamento de educação ambiental da própria escola, em que os alunos espelham os seus objetivos e atitudes ambientais enquanto Eco-Estudantes.
No culminar de todo este trabalho e enquanto reconhecimento da boa prossecução do mesmo está a distinção com o Galardão Eco-Escolas, e a atribuição da bandeira verde, símbolo que deve estar hasteado em cada estabelecimento de ensino durante o ano.
O Município é distinguido com o certificado de “Município Parceiro Eco - Escolas”, enquanto entidade de apoio e suporte na implementação do programa nas escolas e no Concelho.
A Câmara Municipal mobiliza e apoia as escolas nesta ação de manifesto interesse pedagógico que reforça a consciencialização de crianças e jovens, colabora na elaboração das candidaturas e no desenvolvimento das atividades de cada um dos estabelecimentos de ensino, atribui aos agrupamentos de escolas um subsídio para as despesas inerentes, assegura suporte técnico e logístico sempre que solicitado e tem proporcionado viagens de estudo com incidência em temas relacionados com questões ambientais.
Segundo a Fundação para a Educação Ambiental (FEE) / Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), os municípios e outras entidades públicas e privadas têm tido um papel fundamental na consolidação do Programa Eco - Escolas. Além disso a Comissão Nacional tem contado com o apoio técnico da Agência Portuguesa de Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o Instituto da Água, o Ministério da Educação através da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e das várias Direções Regionais de Educação, Direção Regional de Ambiente da Madeira, a Secretaria Regional de Ambiente e do Mar dos Açores, a Agência para a Energia, a Sociedade Portuguesa de Energia Solar e a Autoridade Florestal Nacional.
No que diz respeito a Cantanhede – reconhecido como Município parceiro no ano letivo 2022/23 -, foram distinguidos com a Bandeira verde, 16 estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de escolas Gândara-Mar, Lima-de-Faria, Marquês de Marialva, Escola Técnico Profissional de Cantanhede e PROVIDA - Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha.
Merecem ainda destaque os galardões de Eco-Agrupamentos, atribuídos ao Agrupamento de Escolas Gândara-Mar e ao Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria.
O vice-presidente da Câmara Municipal, com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, refere que “são muitas as instituições educativas do concelho que tem feito um excelente trabalho em matéria de educação ambiental e de envolvimento de toda a comunidade, daí o mérito deste galardão que premeia esse trabalho, empenho e dedicação - e isso enche-nos de orgulho”.
O autarca sublinha ainda que “este trabalho cooperativo é uma evidência do poder transformador da Educação, nomeadamente na promoção de mais cidadania, que tem sido determinante para a consciencialização de que preservar o ambiente e salvar o planeta é uma tarefa de todos, uma responsabilidade de cada um, um compromisso coletivo. O que tem ainda maior relevância quando falamos da formação das gerações mais novas”.
O Eco-Escolas é, pois, um programa internacional que se destina a todos os graus de ensino (do pré-escolar ao ensino superior), um programa coerente e de qualidade que segue uma metodologia participativa de construção da sustentabilidade, visando garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.
GALARDOADOS em 2022/2023
Eco-Agrupamentos
Agrupamento de Escolas Gândara-Mar
Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria
Eco-Escolas
JI da Sanguinheira
EB da Sanguinheira
EB Gesteira
EB/JI da Tocha
EB 2,3 João Garcia Bacelar
JI do Corticeiro de Cima
EB do Corticeiro de Cima
EB/ji Febres
EB/JI São Caetano
EB/Ji Vilamar
EB Covões
EB 2,3 Carlos de Oliveira
Escola Secundária Lima-de-Faria
EB Cantanhede-Sul
Escola Técnico Profissional de Cantanhede
PROVIDA - Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha
Atividade "prevenção rodoviária"
No âmbito do projeto eco-escolas no dia 26 de abril 2013, foi realizada a
atividade "prevenção rodoviária" com o apoio da "Escola Segura". As
crianças estiveram bastante interessadas na realização do circuito no
exterior do jardim de infância, aprendendo assim, algumas regras e
sinais de trânsito.
No âmbito do projeto eco-escolas no dia 26 de abril 2013, foi realizada a
atividade "prevenção rodoviária" com o apoio da "Escola Segura". As
crianças estiveram bastante interessadas na realização do circuito no
exterior do jardim de infância, aprendendo assim, algumas regras e
sinais de trânsito.