A próxima sessão das “IV Clássicas” em Cantanhede será no dia 5 de Junho, pelas 21h, no Parque Verde S. Mateus numa sessão ao ar livre, numa organização do Cineclub Bairrada / Lúcia Lima Associação Cultural em parceira com o Município de Cantanhede.
Será apresentado o cine-concerto da longa-metragem “Marinheiro de Encomenda” (1928) realizada por Buster Keaton, com a estreia da banda sonora adaptada pelo trio de músicos formado por Thomas Fresco, Francisco Freire e Duarte Ramos.
Sintetizadores, loops, drum pads, guitarras elétricas e pedais de efeitos serão usados, num live set muito experimental, que vai trazer novas vibrações e emoções ao filme que conta a história de um infeliz vagabundo que se apaixona por uma jovem florista cega nas ruas da cidade que está prestes a ser despejada de casa, sendo que o jovem tentar arranjar várias maneiras de arranjar dinheiro terminado geralmente em peripécias hilariantes…
Thomas Fresco é produtor e músico multi-instrumentista, natural de Febres. Francisco Freire é também produtor e músico multi-instrumentista, também natural de Febres, sendo que colabora com Thomas Fresco há cerca de dez anos em bandas como FUGUE e DALLA MARTA, com os quais lançaram 1 LP e 2 EP’s e tocaram em vários pontos do país. Duarte Ramos é baterista e percussionista, natural da Sanguinheira, estudou bateria durante 2 anos e tocou em alguns projetos de âmbito escolar, sendo que a sua carreira musical tem sido muito dedicada à Banda Filarmónica de Covões, onde tocou durante 8 anos.
O anfitrião do evento será, como habitualmente, Vasco Espinhal Otero que contará com o prestigiado professor Abílio Hernandez na apresentação do filme. Re4corde-se que as “IV Clássicas" ocorrem em Cantanhede desde 2016 por norma na primeira quarta-feira de cada mês, sendo que entre Abril e Setembro as sessões são realizadas ao ar livre em praças e jardins públicos. Ao longos dos nove anos de programação mensal, foram já estreados duas dezenas de cine-concertos por artistas da região que posteriormente prosseguiram em digressão por outros pontos do país. Desde 2019, estas sessões cinéfilas ocorrerem também com regularidade nos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda, Oliveira do Bairro e brevemente em Vagos e Mira.
Este projeto conta com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada (cuja Secção de Cantanhede está sediada na Lúcia Lima Associação Cultural – Cadima), contando com o apoio do Município de Cantanhede, União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Unidade Pastoral de Cantanhede, Cinemusicorium e Coletivo Artístico Efervescente, para além do patrocínio de várias entidades privadas como Luminescências, Glassdrive, Farmácia Garcia Secades, Pneubox, Era Cantanhede, Deleme Carpintaria e Esfera.
O Cineclub Bairrada, que celebra o seu sexto ano de existência, tem como objetivo geral a divulgação do Cinema, contribuindo com todos os meios para o desenvolvimento da cultura, dos estudos históricos, da técnica e da arte cinematográfica. Esta entidade aposta numa intervenção cultural estruturada e congrega associações culturais dos vários concelhos da região da Bairrada, focando-se na formação, programação e produção, com especial interesse no registo do património imaterial (projeto Herança Docs Bairrada) e no apoio a artistas da região.