Ir para o Conteúdo Principal

Data & Hora

  • 11 outubro a 27 novembro 2024

Local

  • Vários, n/d
~/Media/Upload/2024\2024101416626_4621825949533241334886001009613188341141370N.jpg

Descrição

O projeto “Gente da Nossa Terra” tem como propósito primordial promover o reconhecimento local, regional, nacional e internacional, na vertente histórica e/ou artística, de personalidades marcantes, sublinhando os seus percursos, carreiras e influências.

Após as edições dedicadas a Carlos Garcia e Jaime Zuzarte Cortesão, desta vez “Ti António Taboeira” é a figura em destaque, com enfoque no legado, inspiração e interpretação das suas expressões artísticas, nomeadamente na música, etnografia, ofícios e cultura em geral. A programação multidisciplinar elaborada contém mais de duas dezenas de iniciativas que irão decorrer em vários pontos do concelho de Cantanhede e fora deste, entre 11 de outubro e 30 de novembro. 


António da Costa, conhecido como "Ti António Taboeira" e "Ti Antoino Moleiro", foi uma figura icónica da cultura popular da região gandaresa, exímio tocador de concertina e sanfona, e mestre de desgarradas. De origem humilde e autodidata, destacou-se como músico, preservando e partilhando o património cultural da sua terra. 

A sua principal atividade foi a agricultura, tendo migrado sazonalmente para o Ribatejo, onde adquiriu a sua primeira concertina com o dinheiro dos trabalhos agrícolas. Durante alguns anos da sua vida, quando era mais jovem, deslocava-se, tal como muita gente da região da Gândara, em migração para os trabalhos agrícolas em terras do Ribatejo. Estas pessoas que integravam estes movimentos migratórios foram apelidadas de “caramelos” pelo tom queimado com que a sua pele ficava dados os duros trabalhos que efetuavam sob o sol forte, mas também por serem dóceis no trato e revelarem uma forte resiliência no trabalho. 

Praticava as suas melodias ao ritmo do moinho, onde passou muitas horas. Desde a década de 1950, animava os "bailaricos" de domingo na região de Cantanhede, especialmente na aldeia de Zambujal, onde era muito solicitado para tocar em festas populares e eventos culturais. Foi uma presença constante em grupos folclóricos da região, como o Grupo Típico de Cadima, tendo colaborado também com ranchos e grupos de fora do concelho, como o grupo folclórico fundado pelo padre Manuel de Jesus na Lousã.
Ti António Taboeira é recordado como um dos maiores representantes da música tradicional do concelho de Cantanhede. A sua arte, transmitida de geração em geração, continua a ser uma referência na preservação das tradições musicais da Gândara.


Contactos

  • Promotor: Município de Cantanhede