Mais de 700 nadadores , em representação de 96 clubes, de todo o país, disputaram o Campeonato Nacional de Clubes da 3.ª e 4.ª Divisão, que decorreu nas Piscinas Municipais de Cantanhede nos dias 10 e 11 de Dezembro. Organizado pela Federação Portuguesa de Natação, com o apoio da Associação de Natação de Coimbra e da autarquia cantanhedense, a competição incluiu a totalidade dos estilos e quase todas distâncias do programa olímpico, nas quais podiam participar todos os atletas de cada um dos sectores masculino e feminino, independentemente do seu escalão.

Na cerimónia de entrega de prémios estiveram presentes João Moura, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, e Paulo Frischknecht, presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), que na ocasião sublinhou a qualidade técnica das Piscinas Municipais de Cantanhede, considerando que a infra-estrutura está muito bem dimensionada para a realização de provas do calendário nacional da modalidade.

Participaram ainda na sessão protocolar João Dias, vereador da autarquia cantanhedense, António Damasceno, presidente da Associação de Natação de Coimbra, Eugénia Cunha, directora da FPN, Maria João Filipe, directora desportiva da FPN, Alexandre Dias, treinador nacional absoluto de natação pura, Bruno Freitas, treinador da Selecção júnior, Edgar Coelho, presidente do Conselho de Arbitragem da FPN e Artur Dias, juiz árbitro da prova.

Do quadro de resultados da 3.ª Divisão de Clubes ressalta a vitória da Sociedade Columbófila Cantanhedense /Oryzon Energias em femininos, e do Colégio Vasco da Gama, em masculinos. A equipa de Cantanhede totalizou 278 pontos e sobe à 2.ª Divisão Nacional, acompanhada pelo Viana Natação (266), Naval Amorense (254) e Foca (245); no sector masculino, além do Vasco da Gama (305 pontos), ascendem à 2.ª Divisão o Naval Amorense (277), Natação de Olhão (262) e Leixões (254).

Da jornada intensa que se viveu nas Piscinas Municipais de Cantanhede é de destacar ainda a queda de dois recordes nacionais, ambos por Mariana Guerra, atleta juvenil da Sociedade Columbófila Cantanhedense /Oryzon Energias. A nadadora bateu os recordes nacionais do seu escalão na prova de 100 metros mariposa, ao fazer a marca de 1:04.12, e  nos 100 livres, depois de ter nadado o primeiro percurso da estafeta em 59.33.

Relativamente ao Campeonato Nacional da 4.ª Divisão, a equipa masculina da Sociedade Columbófila Cantanhedense /Oryzon Energias alcançou 211 pontos e sobe à 3.ª Divisão de Clubes juntamente com o Colégio Monte Maior, Foca e Bombeiros dos Estoris.