“As Minhas Asas no Voo das Aves” é o título da exposição de fotografia de José Vieira, patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 30 de abril. Constituída por 32 imagens, a exposição apresenta diversas espécies de aves em diferentes contextos, algumas em pleno voo, outras em repouso, outras ainda a alimentar-se ou na relação com a natureza, havendo ainda fotos que captam situações de interação de vários indivíduos. Esta mostra fotográfica que explora um campo específico desta arte é uma síntese do trabalho que José Vieira tem vindo a desenvolver no campo da fotografia. Natural de Angola, onde nasceu em 1963, o autor é licenciado pela Escola Superior de Tecnologias Artísticas de Coimbra, e além de professor de Artes Visuais, no Agrupamento de Escolas Finisterra Cantanhede, tem-se dedicado à pintura e à fotografia, áreas em que tem realizado várias exposições individuais e coletivas. No domínio da fotografia, expôs os seus trabalhos nas Bibliotecas Municipais de Cantanhede e de Anadia, na Galeria de Arte, em Coimbra, entre outros locais. Alguns dos seus trabalhos fotográficos foram incluídos em revistas da especialidade, tais como a Phocal, So what?, Flashar, CQ Magazine Holandesa e Fotografia Digital. Ainda como fotógrafo, José Vieira participou como convidado no programa “Fotografia Total”, na TVI. José Vieira é administrador e membro fundador do grupo "fotografARTE", criado em 2011 e constituído por fotógrafos amadores do concelho de Cantanhede e orientador do grupo de fotógrafos amadores "Os paparazzi", sediados em Anadia e cuja principal atividade é a divulgação e promoção da fotografia. Desde setembro de 2012, é também um dos administradores da "Fábrica das Artes", sediada na Casa dos Bugalhos, em Cantanhede. Para José Vieira, a fotografia foi sempre uma paixão e uma forma de comunhão com o mundo visível. O fotógrafo posicionou-se sempre numa estética eclética, assumindo-se como "um caçador de imagens" que segue o mote de Pablo Picasso "eu não procuro, encontro". Curioso sobre todas as técnicas fotográficas, José Vieira valoriza acima de tudo a poética visual e acredita que a fotografia é uma forma de tornar as pessoas melhores pois "mostra" o que muitas vezes está oculto aos olhos menos atentos. A fotografia da natureza e especialmente de aves é uma das facetas que José Vieira tem vindo a desenvolver e, através do seu trabalho, José Vieira mostra com profunda sensibilidade, a diversidade de aves existentes na natureza que fotografa e a beleza inerente a cada uma delas. José Vieira posiciona-se na fotografia sempre com numa perspetiva pedagógica e nunca separa o seu trabalho artístico da profunda preocupação que sente pela preservação do ambiente.
“As Minhas Asas no Voo das Aves” é o título da exposição de fotografia de José Vieira, patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 30 de abril.
Constituída por 32 imagens, a exposição apresenta diversas espécies de aves em diferentes contextos, algumas em pleno voo, outras em repouso, outras ainda a alimentar-se ou na relação com a natureza, havendo ainda fotos que captam situações de interação de vários indivíduos.
Esta mostra fotográfica que explora um campo específico desta arte é uma síntese do trabalho que José Vieira tem vindo a desenvolver no campo da fotografia. Natural de Angola, onde nasceu em 1963, o autor é licenciado pela Escola Superior de Tecnologias Artísticas de Coimbra, e além de professor de Artes Visuais, no Agrupamento de Escolas Finisterra Cantanhede, tem-se dedicado à pintura e à fotografia, áreas em que tem realizado várias exposições individuais e coletivas.
No domínio da fotografia, expôs os seus trabalhos nas Bibliotecas Municipais de Cantanhede e de Anadia, na Galeria de Arte, em Coimbra, entre outros locais. Alguns dos seus trabalhos fotográficos foram incluídos em revistas da especialidade, tais como a Phocal, So what?, Flashar, CQ Magazine Holandesa e Fotografia Digital. Ainda como fotógrafo, José Vieira participou como convidado no programa “Fotografia Total”, na TVI.
José Vieira é administrador e membro fundador do grupo "fotografARTE", criado em 2011 e constituído por fotógrafos amadores do concelho de Cantanhede e orientador do grupo de fotógrafos amadores "Os paparazzi", sediados em Anadia e cuja principal atividade é a divulgação e promoção da fotografia. Desde setembro de 2012, é também um dos administradores da "Fábrica das Artes", sediada na Casa dos Bugalhos, em Cantanhede.
Para José Vieira, a fotografia foi sempre uma paixão e uma forma de comunhão com o mundo visível. O fotógrafo posicionou-se sempre numa estética eclética, assumindo-se como "um caçador de imagens" que segue o mote de Pablo Picasso "eu não procuro, encontro". Curioso sobre todas as técnicas fotográficas, José Vieira valoriza acima de tudo a poética visual e acredita que a fotografia é uma forma de tornar as pessoas melhores pois "mostra" o que muitas vezes está oculto aos olhos menos atentos.
A fotografia da natureza e especialmente de aves é uma das facetas que José Vieira tem vindo a desenvolver e, através do seu trabalho, José Vieira mostra com profunda sensibilidade, a diversidade de aves existentes na natureza que fotografa e a beleza inerente a cada uma delas.
José Vieira posiciona-se na fotografia sempre com numa perspetiva pedagógica e nunca separa o seu trabalho artístico da profunda preocupação que sente pela preservação do ambiente.