Rua da Irmã Engrácia tem novo pavimento, agora com sistema de drenagem de águas pluviais

Está praticamente concluída a aplicação de tapete na Rua Irmã Engrácia, em Cantanhede, empreitada que a Câmara Municipal adjudicou por 70.082 euros e que faz parte do plano de requalificação das infraestruturas urbanas da cidade.

No caso concreto desta obra no importante núcleo urbano localizado junto ao Hospital Arcebispo João Crisóstomo, ela revestiu-se de alguma complexidade, sobretudo porque houve necessidade de construir uma rede de drenagem de águas pluviais para resolver as situações de inundações que aí ocorriam com alguma frequência.

Quanto a esta parte específica da intervenção, procedeu-se à instalação de sumidouros localizados em ambos os lados da rua, os quais descarregam agora os caudais para os coletores principais através de caixas de visita. A água proveniente das coberturas das edificações é descarregada diretamente para o passeio através de tubos de queda ou diretamente para a nova rede pluvial ligada ao coletor localizado na Avenida 25 de Abril.

Depois de concluída esta parte da empreitada, executou-se então a pavimentação da rua, processo que contemplou a execução de uma base em tout-venant, a que se seguiu a aplicação de duas camadas de massas betuminosas, uma das quais de desgaste.

A obra constava do programa de requalificação de vias que a Câmara Municipal de Cantanhede te vindo a desenvolver em várias frentes, de acordo com um planeamento que contempla intervenções em todo o território do concelho e cuja execução foi estabelecida em função do estado das estradas e da importância relativa destas no contexto da rede viária municipal.

Os objetivos foram estabelecidos na sequência do diagnóstico exaustivo às condições das estradas, a partir do qual foi feita a calendarização das obras a realizar para resolver rapidamente a situação das que registavam maior índice de degradação, tendo em conta também as situações a exigir outro tipo de trabalhos, como por exemplo a abertura de valas nos pavimentos, nomeadamente ao nível do saneamento, da rede de distribuição de água e da instalação de cabos de fibra ótica, etc.

Entretanto, o referido programa está a ser executado com a contratualização de empreitadas através de concursos públicos ou por administração direta, com recurso aos meios e equipamentos de que a autarquia dispõe no âmbito da Divisão de Administração Direta e de Apoio às Freguesias.