Câmara de Cantanhede promove visita guiada aos "Encantos da Gândara”

É já no próximo dia 27 de janeiro que os serviços de Turismo da Câmara Municipal de Cantanhede vão acompanhar mais uma visita guiada ao património local, desta vez na freguesia de Sanguinheira, à descoberta dos "Encantos da Gândara - a Casa, as Tradições e os Costumes". 

A participação é gratuita, mas requer uma inscrição prévia que pode ser efetuada através do preenchimento do formulário, do contacto telefónico 231 410 155 ou, ainda, no Posto de Turismo de Cantanhede.

O ponto de encontro será no parque de estacionamento da Biblioteca Municipal de Cantanhede, com a partida do autocarro prevista para as 14H30, rumo à Quinta do Escoural - Casa Gandareza, a fim de dar a conhecer um pouco mais da história, do património e da cultura desta região, através do testemunho dos proprietários deste espaço rural, contando com a participação do Grupo Folclórico de Sanguinheira.

Com o objetivo de promover e dar a conhecer o rico património cultural e natural da região, a iniciativa tem a organização do Município de Cantanhede, através do seu serviço de Turismo, que a este propósito tem vindo a organizar uma série de visitas guiadas a locais emblemáticos do concelho. 

Iniciado no verão de 2022, o projeto Visitas ao Património já contou com a participação de centenas de pessoas, numa experiência cultural de descoberta dos elementos materiais e imateriais geradores da identidade do concelho de Cantanhede, entre os quais o Museu da Pedra, o CIAX – Centro de Interpretação de Arte-Xávega e a Praia da Tocha, a vila histórica de Ançã, o Monumento Nacional da Varziela, o Museu Etnográfico do Rancho Regional “Os Esticadinhos”, a Igreja da Tocha e o Núcleo Museológico do Hospital Colónia Rovisco Pais. 

Os participantes nas diversas ações deste programa de animação cultural e turística visitaram ainda o Museu Etnográfico e Agrícola de Cordinhã, a  Igreja de Ançã, a Capela de Santo Amaro (Cadima), a Casa António Fragoso e a Capela de S. Tomé, na Pocariça, a Casa Carlos de Oliveira, em Febres, o Ateliê de Ourivesaria de Fernando Rato, em Vilamar, os Fornos da Cal e Moinhos de Cadima, além de terem testemunhado diferentes experiências,  nomeadamente a demolha do tremoço, a empa da vinha e o contacto com a realidade de alguns produtores de vinho do Terroir Cantanhede.