Cantanhede recebeu professores e alunos do Curso de Verão das universidades de Coimbra, Salamanca e do Centro de Estudos Ibéricos (CEI)

Professores e estudantes de mestrado e doutoramento de Portugal, Brasil e Espanha visitaram vários locais do concelho de Cantanhede, no âmbito do Curso de Verão que estão a frequentar no nosso país.

Organizado pelas universidades de Coimbra, Salamanca e pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), o curso decorre até ao próximo dia 29 de junho, em Coimbra, Guarda e Salamanca, tendo como lema “Novas Fronteiras, Outros Diálogos: Cooperação e Desenvolvimento”.

A visita ao concelho de Cantanhede começou no Biocant Park, onde Célia Simões, vereadora da Câmara Municipal de Cantanhede, fez a receção de boas-vindas à comitiva, após o que Delfina Moreira, diretora geral e administradora do parque, explicou o foco da atividade das empresas e entidades aí sedeadas, dando a conhecer algumas das pesquisas e projetos de investigação realizados ou ainda em curso. 

De seguida, o grupo esteve na Casa Carlos de Oliveira, em Febres, onde foram conduzidos numa visita à exposição sobre a vida e obra daquele que é considerado um dos maiores escritores portugueses da segunda metade do século XX.

O dia terminou no Museu da Pedra, em Cantanhede, para conhecerem o acervo representativo da história e da importância cultural do calcário extraído das pedreiras localizadas a sul do concelho.

O Curso de Verão promovido pelas universidades de Coimbra, Salamanca e pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI) visa “reforçar o diálogo entre instituições e investigadores de aquém e de além-fronteiras, honrando os seus compromissos com os espaços mais débeis e fronteiriços, sem abdicar de reforçar a articulação entre redes de investigação e que consolidem parcerias com instituições do espaço ibérico, tanto europeu e africano como latino-americano, onde relevam os Países de Língua Portuguesa”.