Universidade dos Tempos Livres de Cantanhede inicia ano letivo e celebra 20.º aniversário

A Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede (UTLCC) iniciou ontem, 14 de outubro, o arranque letivo 2024/2025 e comemorou o seu 20.º aniversário com um almoço de convívio e com uma exposição que mostra duas décadas de conhecimento e aprendizagem.

A receção aos alunos contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e do vice-presidente, Pedro Cardoso que tem o pelouro da Educação.

A autarca manifestou satisfação com este projeto, em vigor desde 2005, que tem alcançado grande sucesso, evidenciado pelo aumento significativo do número de inscritos.

“A Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede não se cinge apenas à transmissão de conhecimento. Este projeto cria um espaço de partilha de experiências e convívio entre os participantes, permitindo-lhes aprender em áreas que, ao longo da vida, não tiveram a oportunidade de se dedicar”, afirmou Helena Teodósio.

A presidente aproveitou a ocasião para apelar aos participantes que sugerissem áreas a serem exploradas na Universidade, a fim de garantir que o projeto vá ao encontro das necessidades e interesses.

Orientado por uma equipa da Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Cantanhede, este projeto dirige-se a quem deseja adquirir novas competências em várias áreas do saber, onde não há avaliação, mas apenas enriquecimento pessoal. “A aprendizagem é um processo inacabado, e que deve acontecer ao longo de toda a vida. Por isso foram 20 anos a ir ao encontro das expectativas e interesses de tanta gente que encontra aqui uma oportunidade de actividade intelectual, física e social, onde o acesso ao saber e a cultura, se conjuga também com a partilha de saberes e conhecimentos adquiridos por vivências pessoais, convívio e o lazer”, sublinhou o vice-presidente.

A Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede tem como objetivo contribuir para uma melhoria da qualidade de vida do público-alvo (população sénior e adultos em geral), proporcionando-lhes a oportunidade de tirar partido da sua disponibilidade para o desenvolvimento das capacidades intelectuais, físicas e artísticas. A edição deste ano da UTLCC disponibilizará aos alunos um conjunto de disciplinas – Inglês 1 (iniciação), Inglês 2 (continuação), Inglês 2 (itermédio), História e Arqueologia, Tagarelices, Segurança Alimentar, Coro, Natação, Saúde à Mesa, Literatura Portuguesa, Arte com Vida, Mindfulness e Gestão Emocional e Clube de Ambiente, Ecologia e Sustentabilidades (CAES).