Município promove formação geral para os grupos de teatro do concelho

Terminou no passado dia 12 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Febres, uma ação de formação destinada aos elementos dos diversos grupos de teatro participantes no XXV Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede.

Foram entregues em dois momentos distintos certificados de formação a cerca de quatro dezenas de formandos pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, em função das faixas etárias respetivas: aos formandos infantojuvenis e, posteriormente, aos jovens e adultos.

O autarca felicitou todos os elementos e realçou a importância da formação para o desenvolvimento de competências e capacidades, no âmbito das artes cénicas, para melhores performances, sendo este um pilar fundamental para a inovação e crescimento dos grupos, numa permanente melhoria conjunta.

“Foi a primeira vez que proporcionámos esta oportunidade formativa a crianças e jovens, indo ao encontro dos anseios e sugestões dos próprios grupos de teatro, com o propósito de continuar a desenvolver, de forma progressiva, estruturada e inclusiva, o imenso potencial humano existente nas artes cénicas no concelho, envolvendo todas as gerações da comunidade e garantindo a sua projeção futura”, explicou.

O autarca referiu que “o plano de formação teatral do Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede tem vindo a ser uma aposta contínua do Município de Cantanhede e consubstancia o seu empenho e compromisso em proporcionar oportunidades formativas de desenvolvimento para o imenso potencial humano presente nos vários grupos de teatro do concelho, num contexto progressivo, estruturado e inclusivo”.

A formação foi ministrada pela ACA TEA - Academia de Teatro de Cantanhede, “um projeto inovador, recentemente criado, e que constitui uma excelente oportunidade para os grupos, um recurso disponível que teve nesta iniciativa um papel muito positivo, sob a direção artística de Miguel Matos, coadjuvado por Alexandre Santos, junto dos mais

velhos, e Ana Marques com os mais pequenos”, conforme teve oportunidade de afirmar e reconhecer esta profícua colaboração.

A Academia de Teatro, presidida por Juliana Catarino, pretende proporcionar, através da expressão artística, um “espaço” inspirador e inclusivo, onde pessoas de todas as idades e origens possam descobrir o poder do teatro, adquirindo e desenvolvendo competências artísticas, pessoais e sociais. A ACA TEA pretende consolidar-se como referência na acessibilidade à educação teatral e artística, num ambiente de comunhão com a comunidade, fortalecendo o tecido cultural de Cantanhede e da região.

Esta ação de formação teve como objetivos principais efetuar uma abordagem teórico-prática aos benefícios do teatro, à História do teatro, aos elementos do teatro, às diversas técnicas de representação e aos géneros teatrais, bem como à preparação para o palco, ao desenvolvimento de personagens, de cenas e de apresentações.

O vice-presidente da Câmara de Cantanhede sublinhou ainda “a importância do ciclo de teatro para revitalizar a atividade teatral no concelho, através do apoio às associações que têm vindo a desenvolver uma prática regular no âmbito das artes cénicas, pelo que também este momento formativo é uma oportunidade de partilha de conhecimentos e enriquecimento direto e indireto dos grupos participantes”.

Promovido pelo Município de Cantanhede desde 1998, o Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede decorre no primeiro trimestre de cada ano, gerando um elevado intercâmbio artístico e a partilha de experiências entre entidades que perseguem objetivos comuns, concorrendo para o desenvolvimento de uma atividade com indiscutível interesse cultural, e na qual participam anualmente cerca de duas dezenas de grupos de teatro do concelho.

A lógica que preside à programação prevê que as primeiras representações sejam realizadas nas comunidades a que pertencem as associações envolvidas, cada uma das quais atua depois numa das localidades onde estão sedeados os outros grupos de teatro. Criam-se, assim, condições que favorecem a evolução artística das coletividades vocacionadas para este género de manifestação cultural, dinamizando simultaneamente a criação de novos públicos, fator decisivo para motivar as associações a prosseguirem com o trabalho que desenvolvem neste domínio.

A programação do XXV Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede decorrerá de 18 de janeiro a 12 de abril de 2025, constituindo-se deste modo todo o concelho de Cantanhede como um megapalco das artes cénicas. Acresce referir que os grupos de teatro do concelho estão também disponíveis para apresentar as suas peças em diversos eventos efetuados por associações, comissões de festas ou juntas de freguesia no concelho, para além de outras regiões e além-fronteiras.