Município de Cantanhede requalifica Largo de Portunhos

A Câmara Municipal de Cantanhede formalizou, no dia 30 de outubro, o auto de consignação que marca o início da obra de intervenção no largo central de Portunhos, denominado o Largo da Ponte, na freguesia de Portunhos e Outil.

O documento foi assinado no local pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e pelo representante da empresa adjudicatária, num encontro em que esteve também presente o presidente da Junta de Freguesia de Portunhos e Outil, Vítor Folgado, membros da Assembleia de Freguesia, o vereador, Sérgio Negrão e o presidente do Conselho de Administração da Fundação Ferreira Freire, Alberto Barreto.

Adjudicada por cerca de 156.622 euros, a empreitada tem um prazo de execução de 180 dias seguidos.    
Segundo a presidente da Câmara Municipal, este local “apresenta necessidade de requalificação já há algum tempo. Aquilo que se pretende é unicamente valorizar e dignificar o espaço sem desvirtuar as características e ambiência existentes”.

As ações incluem a organização dos acessos viários e pedonais para facilitar a circulação, o reordenamento e ampliação das áreas de estacionamento a pensar não só nos dias festivos, mas também para dar apoio à Fundação Ferreira Freire, que tem valências de lar e Centro de Dia.

Está prevista a preservação dos espaços verdes, tanto existentes quanto a criar, a criação de uma pérgula, instalação de mobiliário urbano, assim como iluminação adequada para valorizar o ambiente e melhorar a segurança.

A área envolvente à vala que atravessa o largo também será reabilitada, incluindo a ponte que liga as margens a nascente e a poente, promovendo a unidade e a valorização deste local. 

A requalificação prevê a melhoria da ponte existente para trânsito automóvel, através da substituição do pavimento e a criação de uma ponte para passagem pedonal. 

“A realização desta obra é de grande importância para a comunidade local, especialmente devido à sua proximidade com o lar e Centro de Dia da Fundação Ferreira Freire, espaços que acolhem muitos dos idosos da região. Esta empreitada contribuirá significativamente para o bem-estar e a qualidade de vida destas pessoas. Além disso, esta reabilitação vai fortalecer os laços comunitários, promovendo a convivência da população local”, reafirmou Helena Teodósio.