Exposição de fotografia mostra alguns contextos do território de Cantanhede

A exposição do "I Raid Fotográfico" realizado no âmbito do programa “Visitas ao Património” está patente ao público, desde o passado sábado, na Biblioteca Municipal de Cantanhede.

A iniciativa incidiu sobre três contextos específicos, designadamente o pôr do sol na Praia da Tocha, a lagoa dos Teixoeiros e a vindima na vinha comunitária da Freguesia da Cordinhã, tendo sido desenvolvida sob coordenação da Associação fotografARTE, no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal e que contou com o apoio da Junta de Freguesia da Cordinhã e da Associação Moradores da Praia Tocha (AMPT).

Na inauguração da exposição esteve presente o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, que sublinhou a elevada participação que o Raid Fotográfico registou e enalteceu o alcance desta ação que “é efetivamente uma excelente forma de promover a descoberta do território e de algumas das suas singularidades, através de uma estimulante forma de expressão artística. Esta exposição mostra o talento de pintar com a luz perspetivas interessantes de lugares e aspetos do quotidiano, o que comporta também uma dimensão pedagógica, ao despertar para a perceção de situações que normalmente escapam ao olhar das pessoas”, sublinhou o autarca.

Da direção da fotografARTE, Ana Cristina Silva, manifestou “um reconhecimento da associação por ter sido chamada a organizar e orientar a realização do raid fotográfico”, referindo que se trata de “uma atividade que se inscreve dentro dos objetivos enunciados nos estatutos. Agradecemos à Câmara Municipal a oportunidade que nos foi dada e agradecemos também às entidades parceiras tudo o que de valioso proporcionaram a este grupo formado por entusiastas da fotografia”, afirmou a responsável, adiantando que a associação “está disponível para organizar mais edições da iniciativa”.


O presidente da Junta da Freguesia da Cordinhã, José dos Santos, congratulou-se com “a realização do raid fotográfico na vindima da vinha comunitária da Cordinhã, pois é “uma boa forma de dar a conhecer e promover a nossa forte tradição vinhateira. A Junta de Freguesia está naturalmente disponível para acolher e apoiar outras ações relacionadas com a atividade vitivinícola pois como sabemos ela tem um forte potencial turístico que pode e deve ser cada vez mais explorado”, salientou o autarca.

Também presente na inauguração esteve o presidente da Junta de Freguesia de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, que se referiu à exposição como um “ato de generosidade, por parte dos participantes no raid fotográfico. A sensibilidade e a dimensão artística que transparece das imagens é como que uma dádiva à comunidade, que por isso, a Junta tem razões para estar grata a todos quantos se dedicaram a descobrir e registar aspetos particulares do nosso território”.

A exposição está patente ao público até ao dia 28 de fevereiro.