Câmara Municipal de Cantanhede tem a decorrer a segunda fase de candidaturas ao transporte escolar

A segunda fase de candidaturas para o transporte escolar em Cantanhede está aberta até ao dia 31 de julho, para o ano letivo 2025/2026. As candidaturas feitas fora do prazo terão o serviço de transporte atribuído, no entanto, apenas a partir do mês de outubro, dependendo da data de submissão e aprovação, que pode ocorrer antes ou depois do dia 15 de cada mês.

A Câmara Municipal assegura gratuitamente o acesso ao transporte escolar a todos os alunos até aos 23 anos, residentes no concelho de Cantanhede, entre o local de residência e o local do estabelecimento de ensino, desde que reúnam os requisitos definidos no Plano Municipal de Transporte Escolar.

Este ano letivo, o transporte vai ser assegurado pela empresa Busway, à qual foi atribuída a concessão do serviço público de passageiros regular de modo rodoviário na Região de Coimbra.

A requisição do transporte escolar é indispensável e de renovação anual, com as candidaturas a serem feitas através da plataforma SIGA Edubox para alunos do 5.º ao 12.º ano. Quem não tiver credenciais ou as tiver perdido deve enviar um email para transportescolar@cm-cantanhede.pt com os dados do aluno e do encarregado de educação.

No início do ano letivo 2025/2026, com a nova concessão da CIM -Região de Coimbra à Busway, todos os passes escolares deverão ser substituídos. Os alunos que utilizaram transporte em 2024/2025 devem candidatar-se para garantir a emissão e ativação do passe com o novo operador.

Para receber o passe, o aluno deve dirigir-se à operadora para efetuar o pagamento da comparticipação familiar. A ativação do serviço é mensal e deve ser feita até ao dia 15 do mês anterior, pela plataforma SIGA Edubox. Todas as informações podem ser consultadas AQUI