Rede de Apoio ao Consumidor Endividado - RACE
Os clientes bancários com dificuldades no cumprimento de contratos de crédito podem recorrer à Rede de Apoio ao Cliente Bancário (RACE).
Esta rede é composta por entidades que têm como missão, informar, aconselhar e acompanhar clientes bancários que se encontrem em risco de incumprimento ou que já tenham prestações em atraso. O acesso a estas entidades é gratuito e sigiloso.
As entidades que integram a rede extrajudicial de apoio a clientes bancários atuam designadamente da seguinte forma:
1- Informam o cliente bancário sobre os seus direitos e deveres em caso de risco de incumprimento e no âmbito do procedimento extrajudicial de regularização de situações de incumprimento;
2- Apoiam o cliente bancário na análise das propostas apresentadas pelas instituições de crédito no âmbito do plano de ação para o risco de incumprimento, nomeadamente quanto à adequação de tais propostas à situação financeira, objetivos e necessidades do cliente bancário;
3- Acompanham o cliente bancário aquando da negociação entre este e as instituições de crédito das propostas apresentadas no âmbito do Plano de Ação para o Risco de Incumprimento - PARI e do Procedimento Extrajudicial de Regularização de situações de Incumprimento – PERSI;
4- Apoiam o cliente bancário na avaliação da sua capacidade de endividamento.
A prestação de apoio a clientes bancários é em regra célere e obedece a critérios de elevado rigor técnico.
No distrito de Coimbra, a Entidade que integra a RACE é o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Região de Coimbra CACRC.