Núcleo Museológico do Hospital Colónia Rovisco Pais

Município de Cantanhede

Situado no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (Tocha – Cantanhede), este Núcleo Museológico, inaugurado a 7 de Setembro de 2021, exibe ao público, pela primeira vez, um conjunto significativo de património cultural e científico do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais.

O percurso expositivo convida o visitante a conhecer a última leprosaria portuguesa, através de fragmentos do passado (objetos, fotografias e documentos), representativos das atividades desenvolvidas naquele Hospital Colónia e inclui os seguintes núcleos temáticos:

- Hospital Colónia Rovisco Pais, a última e única leprosaria nacional;
 - Cronologia do combate e erradicação da doença de Hansen em Portugal;
 - A doença e os doentes;
 - O laboratório, a farmácia e os tratamentos;
 - A assistência clínica;
 - O quotidiano na aldeia terapêutica;
 - A assistência à família dos doentes de Hansen;

O visitante poderá desvendar memórias e vivências dos seus “atores”- doentes e funcionários, descobrir as especificidades da prevenção, diagnóstico e tratamento de uma das mais antigas doenças – a Doença de Hansen, também conhecida por Lepra.
Nesta autêntica “viagem no tempo” à história da medicina, da saúde e da assistência social no século XX, os seus visitantes serão desafiados a uma reflexão, tão holística quanto possível, em torno do processo ou binómio saúde/doença, partindo do exemplo que serve de tema a este espaço expositivo.

A visita ao NMHCRP é acompanhada por um guia e deve ser agendada previamente.

Morada:
Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais