Eventos Gastronómicos

Festival da Costoleta Recheada e Leitão
Evento gastronómico em Sepins

Panela de Ferro
A opção da realização deste certame no final do outono (novembro) é uma oportunidade para levar à mesa um conjunto de iguarias que as casas da Gândara ostentavam nos dias de festa e particularmente nos dias em que o frio se fazia mais sentir, pois que a própria Panela de Ferro, elemento sempre presente no borralho da casa, proporcionava um sabor extraordinariamente delicioso e diferenciador.

Mostra Gastronómica da Chanfana e da Lampantana
A peculiar vianda de gado ovino e caprino assume a maior preponderância nesta mostra gastronómica, que coloca a par duas iguarias gastronómicas muito semelhantes quanto ao seu processo de confeção, mas muito distintas no paladar. Antes de tudo o mais é a sopa camponesa que abre estas opíparas mesas, onde também os doces, como a aletria, as papas de abóbora e de carolo pontuam para complementar o generoso cardápio.

Mostra Gastronómica da Caçoila
A Mostra Gastronómica da Chanfana pretende destacar, dentre o vasto leque de opções gastronómicas que o concelho preserva, a Chanfana à moda da Pena e o Galo na caçoila, ambos preparados com recurso a esses dois elementos extraordinários na cozinha do nosso concelho – a caçoila e o forno a lenha.

Festival do Sarrabulho à Moda da Bairrada
A meados do século XX, a matança do porco era motivo para juntar familiares, amigos e vizinhos. Após o sangramento do animal, dava-se início aos trabalhos de limpeza do animal, que prosseguiam como de um ritual se tratasse. O Sarrabulho da Matança do Porco, preparado sobretudo com o sangue do animal, era então servido a todos aqueles que colaboravam nos trabalhos.

Festival do Negalho da Bairrada
O evento pretende destacar esta iguaria gastronómica regional, o negalho, petisco que assume também o peso e a força da tradição da nossa cozinha local.

Festival do Galo "à Gandareza"
A Associação de Moradores da Caniceira organiza anualmente o Festival do Galo “à Gandareza”, numa afirmação da importância e da riqueza que os pratos preparados com o galo assumiram e continuam a assumir na gastronomia local. Depois de se impor na capoeira, impõe-se também claramente à mesa, com as variações de confeção que se oferece num inconfundível e memorável paladar, que nos leva a revisitar as terras da Gândara.

Feira do Pão e da Broa
Este evento destaca as iguarias preparadas a partir do tão apreciado e variado cereal que depois de semeado, crescido e ceifado, é moído nas mós movidas sobretudo pela força da água abundante que corre nos ribeiros locais.

Festival Pica no Chão
Das várias iniciativas que a organização leva a público, destaca-se a mostra gastronómica centrada na que é já uma referência e uma atração gastronómica da Vila de Febres – o Frango de Churrasco, assado na brasa.

Mostra Gastronómica Sopas & Pedras
A União das Freguesias de Portunhos e Outil, em articulação com as coletividades locais realiza o Festival Sopas e Pedras, com o propósito de dinamizar as associações e comissões de festas da freguesia, evocando as famosas jazidas de pedra do concelho, que permitiram o incremento de várias atividades económicas e artísticas que nos legaram um acervo patrimonial de indiscutível valor

Festival da Sardinha Assada na Telha e da Batata Assada n’Areia
O Festival da Sardinha Assada na Telha e da Batata Assada n’Areia pretende dar a conhecer as potencialidades gastronómicas da região da Gândara, promovendo em particular estas iguarias gastronómicas com os seus sabores de terra e mar.

Feira do Mel
Esta iniciativa potencia a produção apícola de um modo geral, e em particular a que se pratica no concelho de Cantanhede, concedendo particular destaque ao mel, fruto do intenso labor das abelhas que colhem o peculiar pólen das flores predominantes no concelho de Cantanhede, tirando partido desta diversificada flora existente.

Festival do Leitão
Para realização do evento são convocados os experientes assadores locais, lídimos defensores do saber ancestral que impõe regras particularmente exigentes quanto à raça e peso dos bácoros de tenra idade, composição do molho e tempo de assadura, numa receita que confere ao leitão assado de Covões o carácter distintivo que justifica a fama que sempre desfrutou.

Mostra Gastronómica de S. Caetano
Inserida na Semana Cultural que a Junta de Freguesia dinamiza, a Mostra Gastronómica de São Caetano contempla fundamentalmente uma prova de sopas, onde pontua também a doçaria, motivo congregador para a vivência comunitária da Freguesia de S. Caetano.

Tapas & Papas – Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede
O evento visa divulgar e promover duas vertentes ancestrais da nossa cultura: a gastronomia e o artesanato, cuja referência e importância é de manifesto apreço, congregados numa mostra proporcionada por artesãos da freguesia, com trabalhos em cerâmica, ferro, madeira, vime, couro, pintura, trabalhos decorativos e afins, resultando num certame promocional e difusor de mesteres, artifícios e tradições que se vão perdendo no tempo.

Nota:
Esta informação encontra-se em constante atualização, pelo que poderá não estar 100% completa ou 100% atualizada.
Pode sugerir ou complementar esta informação através do Formulário de Contacto.