A segunda edição do PHOTOfest Cantanhede, a decorrer de 13 a 15 de outubro, em vários espaços do concelho, tem como tema “Olhar Mulher”, de modo a alertar para alguns problemas da atualidade.
A Biblioteca Municipal de Cantanhede, o Jardim Municipal, assim como as Juntas de Freguesia de Ançã, Cadima e Febres, são alguns dos locais que vão acolher, naqueles dias, exposições fotográficas que alertam para temas e olhares de Mulher.
A edição de 2023 inclui 8 exposições, um concurso com exposição coletiva e também exposições nas lojas, cafés ou restaurantes que aceitem receber, no seu espaço ou na montra, uma foto ou um conjunto de fotos.
O evento integra o Mercado de Artes, na Praça Marquês de Marialva, um local onde os artistas vendem as suas obras, nomeadamente fotografias, foto-livros, foto-zines, material fotográfico usado, ilustração, desenho, pintura, escultura, cadernos manufaturados, literatura e poesia.
Neste local vai haver um palco disponível para os artistas e autores apresentarem as suas obras, produtos e serviços.
No dia 14 de outubro está prevista a realização da ‘masterclass’ de “Fotografia de Cena”, por Teresa Valente, no Museu da Pedra, de manhã. De tarde, realiza-se um debate sobre “Mulheres na Fotografia”, com a presença das fotógrafas Dai Moraes, Pauliana Valente Pimentel, Ana Brígida e Ana Abrão, seguido de uma roda de conversa denominada “Mais do que um Corpo”, pelo grupo “Feminismo para Tod*s”, com a convidada Ana Oliveira, testemunho de uma ex-doente oncológica e o dia termina com uma pequena peça de Teatro intitulada “Coração de Mulher”.
Já no dia 15 de outubro, Dai Morais vai realizar uma ‘masterclass’ de Retrato Feminino, também no Museu da Pedra.
Durante a tarde, o festival começa por apresentar uma palestra intitulada “As mulheres do meu país, de Maria Lamas” apresentada por António Bracons e, de seguida, a apresentação editorial “Kalasha”, o novo livro de Ana Abrão.
As 8 Exposições fotográficas, no centro da cidade e nas sedes de Freguesia, têm previstos horários de apresentação e visitas guiadas e ficam disponíveis para visitar durante mais de um mês.
O evento é um ótimo meio de divulgação da Fotografia e de outras Artes com quem se envolve ao longo do ano e é, também, um espaço de Encontro entre muitos dos que apreciam a Arte em geral.
O festival é organizado pela Associação fotografARTE – Associação de Expressão Artística e Fotográfica de Cantanhede, com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, entre outros parceiros.