António Taboeira é a figura em destaque da 3.ª edição do projeto “Gente da Nossa Terra”, com enfoque no legado, inspiração e interpretação das suas expressões artísticas, nomeadamente na música, etnografia, ofícios e cultura em geral.
As celebrações do São Martinho Gaiteiro começarão ao início da tarde no moinho da Fonte de Ançã aberto ao público com uma caracterização teórica e prática do ofício de moleiro, que foi exercido por António Taboeira durante a sua vida, sendo que o som ritmado que o moinho fazia era usado pelo artista como metrónomo para o acompanhar, enquanto tocava melodias na sua concertina.
Este processo servirá de mote inspirador para uma oficina de danças, primeiro com a atuação do Grupo Infantil do Rancho Folclórico "Os Bairradinos" de Ourentã e depois com um baile pedagógico, com o ensino das danças a ser coordenado por elementos do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra”. A música estará a cargo dos “Gaiteiros Rainha Santa”, que no seu repertório têm, por exemplo, o conhecido “Vira Gandarez”, que era tocado por António Taboeira. nos grupos de projeção etnográfica locais, entre outros temas populares na região.
ENTRADA LIVRE
Saiba mais sobre António Taboeira
AQUI