Ir para o Conteúdo Principal

Data & Hora

  • 8 fevereiro 2025, 17h00

Local

  • Auditório do Centro Paroquial S. Pedro, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça
~/Media/Upload/2025\202512315101_8FevereiroInstagramInstagram.jpg

Descrição

A próxima sessão das “IV Clássicas” em Cantanhede terá lugar no dia 8 de fevereiro, sábado, às 17h, no auditório do Centro Paroquial de S. Pedro, num formato especial que contará com a presença do artista multifacetado Sérgio Godinho. O evento incluirá uma apresentação e entrevista ao vivo sobre o percurso do artista no cinema e noutras áreas artísticas, oferecendo ao público uma oportunidade única de partilha de conhecimentos e vivências com uma figura incontornável da cultura contemporânea portuguesa.

Serão exibidos dois filmes:

“Os Demónios de Alcácer Quibir” (1976), uma longa-metragem de José Fonseca e Costa, figura de destaque do Cinema Novo Português. O filme, protagonizado por António Beringela, Ana Zanatti, Sérgio Godinho, entre outros, acompanha a história de um grupo de teatro ambulante associado a uma greve de trabalhadores agrícolas no Alentejo, abordando temas de repressão e obsessões num cenário agreste e carregado de simbolismo.

“Era uma vez no Apocalipse” (2023), uma curta-metragem de Tiago Pimentel com interpretações de Sérgio Godinho, Paulo Calatré e Mariana Pacheco. Situada num futuro distópico, a narrativa retrata uma sociedade portuguesa sob um regime totalitário, enfrentando as consequências de uma III Guerra Mundial e explorando jogos de poder e resistência.

O evento é organizado pelo Cineclub Bairrada / Lúcia Lima Associação Cultural, em parceria com o Município de Cantanhede e colaboração de Paulo Fajardo e Daniel Louro, do podcast “VHS”, integrando-se nas iniciativas culturais ligadas ao 25º Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede, reforçando a ligação temática ao universo teatral abordado no filme principal.


Contactos

  • Promotor: Cineclub Bairrada / Lúcia Lima Associação Cultural, com colaboração de Paulo Fajardo e Daniel Louro do podcast “VHS”, em parceria com o Município de Cantanhede