Ir para o Conteúdo Principal

Data & Hora

  • 11 dezembro 2021, 22h00

Local

  • Igreja Matriz de Cantanhede, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça
~/Media/Upload/2021\2021123115921_CmaCantanhede.jpg

Descrição

Com direção artística do Cónego Dr. Pedro Miranda e com 20 elementos, o Grupo Vocal Ançãble é um conjunto vocal, de formação familiar, que se tem dedicado à música sacra portuguesa, com incidência no período áureo (séc. XVI - XVII) – segundo uma classificação comummente aceite – da música vocal em Portugal, fazendo também incursões pelo universo musical de cariz religioso de outros períodos.

A sua atividade começou por se basear na investigação de Pe. Pedro Miranda em importantes arquivos musicais, como os existentes na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, na Biblioteca Nacional, na Sé Patriarcal de Lisboa, no Instituto de Santo António dos Portugueses (Roma), na Biblioteca do Vaticano, no Cabido de S. João de Latrão (Roma) ou na Biblioteca do Conservatório de Sta. Cecília (Roma), entre outros.

O reportório do Ançãble deve-se em grande medida à assídua colaboração que Pe. Pedro Miranda manteve durante longo período, a partir de 1995, com o Instituto de Santo António dos Portugueses em Roma, onde de resto o grupo vocal se deslocou inúmeras vezes para realizar recitais de música sacra portuguesa, incluindo várias primeiras audições modernas de composições identificadas no âmbito da investigação do seu diretor artístico. Além disso, a divulgação dos principais compositores contemporâneos de música sacra portuguesa tem merecido a sua atenção, fazendo já parte do seu reportório obras a si dedicadas pelo compositor bracarense Joaquim dos Santos.


Contactos

  • Promotor: No âmbito da programação cultural em rede “Tradição – Da Serra ao Mar”, com apoio da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e Paróquia de Cantanhede