Funcionários da Câmara de Cantanhede frequentaram ação de formação em segurança contra incêndios

Terminou ontem a formação sobre segurança contra incêndios que esteve a decorrer, na Câmara Municipal de Cantanhede e nos estaleiros municipais, desde 12 de novembro, com a participação de todos os funcionários dos diferentes setores camarários. A iniciativa faz parte do leque de ações previstas no âmbito do programa de Segurança e Higiene e Saúde no Trabalho (SHST) da autarquia, processo que contempla a sensibilização dos colaboradores para normas a observar em diversos domínios, entre os quais a segurança contra incêndios.

O que se pretende neste campo é fomentar a prevenção, promovendo a adoção de atitudes e procedimentos tendentes a minimizar os riscos de incêndio e capacitando os formandos de conhecimentos teóricos e práticos sobre como agir, individual e coletivamente, perante uma eventual ocorrência dessa natureza.

A formação, que esteve a cargo de uma empresa especializada na matéria, começou com uma abordagem de noções gerais de segurança para depois incidir em aspetos mais específicos como a “prevenção e proteção contra incêndios”, “fenomenologia da combustão”, “classes de fogos e agentes extintores”, “métodos de extinção” e “regras no combate a incêndios” e “modo de atuação em situações de emergência e evacuação”.

A ação de formação terminou com um exercício prático sobre a utilização do extintor, equipamento de que ao edifício dos paços do Concelho dispõe segundo as normas indicadas para o efeito.