“Fios e agulhas para que vos quero?” foi inaugurada na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Cantanhede inaugurou, na quinta-feira, a exposição “Fios e agulhas para que vos quero?”, que mostra cerca de 200 peças executadas em croché.

A sessão que reuniu cerca de meia centena de pessoas, contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso.

Durante a sua intervenção, o autarca congratulou os participantes que, atendendo ao convite da biblioteca municipal, apresentaram peças de “croché de elevado valor artesanal”, contribuindo desta forma para “a divulgação do artesanato em croché e as suas potencialidades sob uma perspetiva artística contemporânea”, bem como para “um salutar encontro intergeracional de artesãs do croché do concelho de Cantanhede”.

A exposição apresenta uma mostra de peças de variada tipologia, nomeadamente de uso utilitário, vestuário, decoração, brinquedos, jogos, entre outras.

Participaram na iniciativa utentes da Associação Cívica dos Amigos da Pocariça (ACAP), da Associação Social Cultural e Recreativa da Camarneira, da Associação Sócio-Cultural Pró-Lemede, do Centro de Convívio Professora Maria Emília, do Centro Paroquial de Solidariedade de Ançã, do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Febres e do Centro Social Comunitário da Varziela.

Fizeram ainda parte o Centro Social Paroquial de Cadima, o Centro Social Paroquial de São Caetano, o Centro Social Polivalente da freguesia de Murtede, a Comissão de Melhoramentos de Vilamar, a Comissão de Melhoramentos do Corticeiro de Cima, a Fundação Ferreira Freire, em Portunhos, a PLASCE – Associação Social, Cultural e Ecológica da Póvoa da Lomba, a PRODECO - Progresso e Desenvolvimento de Covões e a Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede.

Esta mostra contou com a participação das artesãs Alice Palma Lopes, Ana Cristina Joaquim, Ana Paula Pereira, Branca Maria Gonçalves, Carla Pereira Martins & Beatriz Martins Pereira, Dorinda Duque, Dulce Oliveira, Íris Espírito Santo, Liliana Almeida, Maria Adelaide Oliveira, Maria da Conceição Santos, Maria da Natividade Gonçalves, Maria do Rosário Nunes, Maria Figueiró, Maria Filomena Silva, Maria Lucília Machado,

Neuza Câmara Pereira, Maria Manuela Diniz, Paula Catarino, Sara Castelo Branco, Sofia Figueiró e Sónia Araújo.