Miguel Gouveia protagoniza uma tarde de contos na Biblioteca Municipal de Cantanhede

Cerca de setenta pessoas estiveram presentes no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, ontem, dia 19 de fevereiro, numa sessão de narração oral realizada por um contador de histórias.

Integrada no projeto Tardes Comunitárias, a atividade esteve a cargo de Miguel Gouveia, que, numa sessão intimista e animada, narrou de forma divertida vários episódios da sua vida e de personagens com quem se cruzou. Além disso, partilhou alguns contos que ouviu de outros contadores e que chegaram até ele transmitidos de boca em boca.

Miguel Gouveia, natural de Santo Tirso e atualmente residente em Coimbra, é contador de histórias desde 2001, ano em que iniciou a sua carreira de docente.

Em 2008, criou a Bruaá Editora em colaboração com um parceiro e em 2010 concluiu o mestrado em "Livros e Literatura Infanto-Juvenil" pela Universidade Autónoma de Barcelona, abandonando o ensino para se tornar “mestre de obras”, dedicando-se a tempo inteiro à edição, tradução, música e à narração oral.

Desde então, tem levado as suas histórias a bibliotecas, escolas, associações e festivais, com um repertório construído a partir da tradição oral de várias culturas, numa “volta ao dia em oitenta mundos”.


Sobre o projeto Tardes Comunitárias

As “Tardes Comunitárias” é um projeto de intervenção social promovido pelo Município de Cantanhede para motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.

Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos”, proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55

anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.

Nesse sentido, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, decorrem inúmeras atividades, que vão desde exercícios de ginástica e outros desportos, a debates sobre saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil, ou visualização de filmes.

Atividades como visitas guiadas, debates literários ou convívio social atrativo, são iniciativas levadas a efeito no âmbito deste projeto.

Os interessados podem efetuar a sua inscrição na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida n.º 3, em Cantanhede, ou através do número 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.