Marchas Populares animaram as ruas na cidade de Cantanhede

Milhares de pessoas marcaram presença para assistir às marchas populares, que desfiram na Praça Marquês de Marialva e no Largo D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa, no centro da cidade de Cantanhede, no domingo, 28 de junho, no âmbito das festas em honra de São Pedro, padroeiro da cidade.

O evento, que contou com o desfile de nove grupos representativos de associações locais, foi organizado mais uma vez pelo Município de Cantanhede, com o apoio da Freguesias de Cantanhede.

Participam na iniciativa a marcha Gira Sol, com o tema "Crescer com histórias", a Marcha das Arrôtas, com o tema "O Amola-Tesouras e o engraxador de sapatos"; a Marcha de Cantanhede com o tema "10 anos da nossa marcha"; a Marcha de Covões, com "Homenagem ao músico"; a Marcha de Febres, com o tema "Na janela da minha rua".

Já a Marcha de Murtede apresentou "130 anos do cinema"; a Marcha de Sepins - "As Varinas e os Pescadores"; a Marcha da Tocha - "Memórias", e a Marcha de Vilamar -"Ver para crer".

Os 621 marchantes iniciaram o percurso na Rua dos Bombeiros Voluntários, junto à loja do Cidadão, seguindo pela Rua dos Namorados, Largo D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa e Rua Marquês de Marialva, terminando na Praça Marquês de Marialva.

À semelhança dos anos anteriores, o desfile em Cantanhede prosseguiu estas apresentações, após a concretização do desfile das Marchas ocorrido na Praia da Tocha, em honra de São João, no dia 21 de junho, também promovido pela Câmara Municipal, com o apoio da Junta de Freguesia da Tocha e a Associação de Moradores da Praia da Tocha (AMPT).

As marchas populares são uma inequívoca expressão de alegria, reafirmando o sentido de comunidade pelo envolvimento e dinamismo que lhes estão inerentes.