EN334 em Covões e Camarneira já tem novo pavimento

No concelho de Cantanhede, está nesta altura praticamente concluída a requalificação da variante à ex-EN334 na União de Freguesias de Covões e Camarneira, no âmbito de uma empreitada adjudicada pela Câmara Municipal por 319.481 euros. 

Trata-se de um investimento justificado pelo grau de degradação em que se encontrava o piso, nomeadamente com a existência de fendas e deformações resultantes da sua utilização intensiva por veículos pesados e trânsito local, e também pela necessidade de assegurar condições de mobilidade rodoviária em segurança no sentido nascente/poente do território. Isto porque, ao assegurar a circulação viária entre várias freguesias, duas delas em concelhos limítrofes, o troço da EN334 em causa desempenha uma função estruturante do ponto de vista da atividade económica da zona por onde se estende o traçado. 

De acordo com o caderno de encargos da empreitada, os trabalhos contemplaram a regularização do pavimento, a limpeza de bermas e valetas, a rega de impregnação ou colagem em betume fluidificado, o levantamento das caixas das redes de saneamento e distribuição de água para a cota do novo piso e a aplicação de uma camada de desgaste em betão betuminoso a quente, seguindo-se agora a execução de marcação de sinalização horizontal.

A repavimentação contemplou os vários lanços de um trajeto secionado por três amplas rotundas, em Monte Arcado, Cavadas, e Campanas, e desta última até ao limite do território municipal de Cantanhede, na fronteira com o de Anadia, em Quinta do Cedro. A obra incluiu ainda a realização de trabalhos idênticos no troço da 385-1 entre a rotunda de Campanas e a rotunda da Quinta do Cedro, esta na confluência das ruas do Cedro e Evaristo Cruz. Entretanto, a autarquia cantanhedense tem já em sua posse o projeto de reabilitação do troço da ex-335, entre Campanas e o limite do concelho, em Quinta da Ferreira, na fronteira com a Mamarrosa, no concelho de Oliveira do Bairro, estando prevista para breve a abertura de um concurso público para execução da respetiva empreitada.

A repavimentação da EN334 – que, recorde-se, passou para a jurisdição do Município há alguns anos –, faz parte do programa de requalificação da rede viária que o Município de Cantanhede tem em curso e que deverá ser concluído em 2022. Elaborado na sequência de um disgnóstico exaustivo às condições de circulação rodoviária no concelho, esse programa contempla investimentos da ordem dos 10 milhões de euros, na sua maioria com recurso a empreitadas, mas complementado com intervenções a realizar por administração direta pela brigada de aplicação de tapete do Departamento de Obras Municipais.