Cantanhede vai ter o primeiro espaço cowork

A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou, por unanimidade, os termos do contrato de comodato a celebrar com a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, para a criação de um espaço de cowork no concelho.

Trata-se do primeiro equipamento do género no Município, no qual o modelo de trabalho se baseia na partilha de espaços físicos e de recursos de escritório, reunindo pessoas que não trabalham necessariamente na mesmo empresa ou em igual área de atividade.

“O cowork é uma tendência relativamente recente e crescente, que está a mudar a forma como as empresas e, sobretudo, os empreendedores trabalham, compartilham e se relacionam entre si”, observa a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.

De acordo com a autarca, “é importante criar estímulos à criação da própria empresa, nomeadamente junto dos mais jovens, e esse papel também cabe às autarquias”.

O cowork de Cantanhede vai ficar instalado no Centro Comercial Rossio, num espaço propriedade da autarquia com 105 metros quadrados, e está vocacionado para profissionais que estão em fase de arranque das próprias empresas.

As obras de adaptação bem como a aquisição de equipamento informático e de escritório são financiadas, a uma taxa de 100%, no âmbito de uma candidatura da CIM Região de Coimbra ao Plano de Recuperação e Resiliência.