Sopa de Letras 1 Modalidades Olimpicas

Hoje, trazemos um desafio diferente, com o intuito de estimular o seu desenvolvimento cognitivo, de forma lúdica, com a seguinte sopa de letras. Desporto é o tema, debruçando-nos neste primeiro jogo, às modalidades englobadas no programa Olímpico. Assim, na horizontal, vertical e diagonal, em ambos os sentidos, descubra as seguintes palavras:


Sopa de Letras 2 Futebol

O Futebol é um dos desportos mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este deporto desperta interesse por diversas circunstâncias e apaixona milhões de fãs. Esta popularidade deve-se à sua forma simples de jogar. Basta uma bola, duas equipas e uma baliza para que em qualquer lugar, crianças e adultos possam divertir-se a jogar futebol. Na rua, na escola, ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar futebol.

Embora não havendo certezas absolutas do seu inicio, historiadores descobriram vestígios dos jogos com bola em várias culturas antigas. Após várias pesquisas conclui-se que o futebol chega a Inglaterra por volta do século XVII. Em Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. Já com algumas definições em termos de equipamento, regras claras e objetivas, o futebol começou a ser jogado por estudantes e filhos da nobreza inglesa e aos poucos foi-se popularizando.

No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para jogar futebol. A partir deste período foram surgindo várias atualizações até ao dia de hoje. No ano de 1904, foi criada a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associação) que até aos dias de hoje organiza o futebol em todo o mundo e inclusive organiza os grandes campeonatos de seleções de quatro em quatro anos.

O futebol moderno foi introduzido em Portugal em 1884, por Guilherme Pinto Basto, que havia regressado recentemente de Inglaterra. No entanto, foi preciso esperar quatro anos para que se realizasse o primeiro jogo oficial, nos arredores de Lisboa, na pitoresca vila costeira de Cascais. Surge mais tarde o primeiro campo de futebol no centro de Lisboa (Campo Pequeno) local onde hoje se encontra a praça de touros.

Rapidamente começaram a surgir vários clubes e em 1894, o Rei D. Carlos I patrocinou um jogo entre o norte e o sul de Portugal, sendo que em 1910, existiam já três associações regionais com sede em Lisboa, Porto e Portalegre, que mais tarde se viriam a fundir numa só.

A I Grande Guerra Mundial travou de certa forma o desenvolvimento da modalidade, no entanto nos anos seguintes assistiu-se a um verdadeiro fomento da prática do futebol, com criação de campeonatos e novos clubes. Em 1926 é fundada a Federação Portuguesa de Futebol, e o desporto ganhou raízes fortes na sociedade. Já nesta altura, FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e Belenenses, dominavam o panorama nacional, algo que se cimentou ainda mais quando foi criado o Campeonato Nacional da 1ª Divisão em 1938/39.

A UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) viria a ser criada mais tarde em 1954, a qual representa as federações nacionais da Europa, organiza nove competições entre nações e quatro entre clubes do continente, controla a recompensação, regulamentos e direitos dos media para essas competições. É uma das seis federações continentais da FIFA.

No Panorama internacional e pelas suas conquistas podemos destacar a Seleção Nacional vencedora do Euro2016, SL Benfica, FC Porto e SC Portugal com conquistas importantes a nível Europeu e Mundial, detendo três melhores jogadores do mundo, Eusébio, Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

No Concelho de Cantanhede, o futebol fez e faz parte de grande parte do seu tecido associativo, com várias equipas e inúmeros atletas a disputarem campeonatos das mais diversas divisões distritais e nacionais. Em termos históricos, na competição masculina, destaca-se o Clube Futebol “Os Marialvas” pela sua participação no Campeonato Nacional da 2ª Divisão durante vários anos, onde sob a orientação de Artur Ferreira e Fernando Festas, despontaram jogadores como Ben-Hur de Oliveira, Paulo Brás, Carlos Veridiano (Darío), Jorge Catarino e Pedro Bravo. Outro clube em destaque, pela sua participação no Campeonato Nacional da 2ª Divisão B, a União Desportiva da Tocha, orientada por Cláudio Nuno e posteriormente por Miguel Carvalho, onde foram fundamentais jogadores como João Costa, Fernando Campagnolo e o natural da Freguesia da Tocha, Valdemar Curto. Na competição feminina, o destaque é totalmente para a União Recreativa de Cadima, que na época 2010/2011 foi vice-Campeã da 1ª Divisão Nacional e Semifinalista da Taça de Portugal, sob orientação de João Barradas. Ao longo da sua história, despontaram jogadoras como Anabela Pereira e as que marcaram presença na seleção nacional, como são os casos de Ana Lopes, Ana Martins e Dulce Costa. Atualmente encontram-se a participar na 1ª Divisão Nacional, agora designada por Liga BPI.

Em termos individuais, o maior destaque vai para Luís Filipe, jogador natural de Cantanhede, com formação inicial no Clube de Futebol “Os Marialvas”, representou ao longo da sua carreira desportiva, clubes como a Académia de Coimbra, União Desportiva de Leiria, Club Sport Marítimo, Sporting Clube Olhanense, Vitória Sport Clube, Sporting Clube de Braga, Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica. Realizou um total de 340 jogos na liga portuguesa, tendo marcado 19 golos. Tem no seu palmarés 2 Campeonatos da Liga Portuguesa (SCP/SLB), 1 Taça de Portugal (SCP) e 1 Taça da Liga (SLB).

Ainda, ao nível da arbitragem, podemos contar com a presença durante vários anos no escalão máximo do futebol português, os árbitros Miranda Dias (1977-1988) e Mário Mendes (1994-2005). ...
otas:
- A imagem deveria ser redimensionada e colocar a sopa de letras na parede do quarto para que possa estar sentado ou deitado e realizar a tarefa olhando para o teto.


Sopa de Letras 3 Futsal

O Futsal adquiriu o seu espaço e desempenha atualmente um papel preponderante no desporto em geral. Considerado, por muitos, o “futebol adaptado”, disputado por duas equipas compostas por cinco jogadores que têm o mesmo objetivo do futebol. Não existindo uma data concreta para o seu início, existem algumas referências que apontam a sua criação para o ano de 1934, pela mão do professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da Associação Cristã de Moços (ACM) de Montevidéu, Uruguai, o qual lhe deu o nome de indoor football. O Uruguai, durante a década de 1930, grande referência no futebol, no qual a sua seleção havia sido bicampeã olímpica e sede do primeiro Campeonato do Mundo de Futebol, venceu a primeira competição promovida pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), desta nova modalidade.

Em 1965, o desporto já se encontrava difundido por toda América do Sul, resultando daí a criação da Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão, composta pelo Uruguai, Paraguai, Peru, Argentina e Brasil. Desde a sua criação até à atualidade existiram diversas variantes da modalidade assim como diversas designações, cujas regras divergem em alguns pontos. Após reconhecimento pela FIFA em 1989, o Futsal começou a contar com grandes torneios organizados, permitindo à modalidade alcançar uma grande visibilidade.

A Seleção Portuguesa de Futsal é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Futebol. A primeira partida oficial foi contra a seleção da Espanha, em 9 de fevereiro de 1987, na Corunha (Espanha). No Campeonato Europeu de Futsal de 2018, disputado pela primeira vez na Eslovénia, Portugal venceu a Espanha por 3-2 no prolongamento, conquistando o seu primeiro título de campeão europeu da UEFA. Atualmente a seleção portuguesa ocupa a terceira posição no ranking mundial de futsal.

A nível nacional e internacional destacam-se duas equipas, o Sporting Clube de Portugal e o Benfica. Da seleção portuguesa destacam-se jogadores portugueses como o André Lima, Pedro Cary, Joel Queirós, Bebé, Cardinal, Gonçalo Alves, Pedro Costa, João Matos, João Benedito, Arnaldo Pereira e o Ricardinho, considerado o melhor jogador do mundo. Referência importante no futsal mundial para a equipa espanhola Inter Movistar, como uma das mais fortes e referências não menos importantes como Falcão, Ferrão, Konstantin Eremenko, Luís Amado, Kike, Jackson, Paulo Roberto, Manoel Tobias, que embora já tenham alguns abandonado a carreira desportiva, ainda nos dias de hoje são lembrados pelos seus feitos.

O Futsal no Concelho de Cantanhede, é uma modalidade presente em muitas associações desportivas, com participações competitivas, em masculinos e femininos.

Presença assídua nos campeonatos distritais para o Ançã Futebol Clube, a PRODEMA – Progresso e Desenvolvimento de Marvão, o Grupo Desportivo das Almas e a AJEDC da Tocha.

Inicialmente PRODECO – Progresso Desenvolvimento de Covões, e atualmente PRODESCO – Associação Desportiva de Covões foi das equipas que se destacou, pois para além das várias conquitas distritais em masculinos e femininos, manteve-se três épocas seguidas (2011 a 2014) na 3ª Divisão Nacional Masculina de Futsal, orientada à data por Vítor Santos, Jorge Cruz e Pedro Veríssimo, e tendo como jogadores de referência nessas épocas, Nuno Oliveira, Fontes, Simão, Rafa, Claúdio Barradas, Mário Ferreira e João Ferreira.


O Clube Desportivo de Ourentã, fez história no futsal feminino nacional, pois além dos vários troféus obtidos nos campeonatos distritais, foi uma das primeiras equipas a participar no primeiro Campeonato Nacional de Futsal Feminino da 1ª Divisão e foram a única equipa do distrito a participar no mesmo, prova disputada na época 2013/14.
Identifica as Palavras:



Sopa de Letras 4 Natação

A natação é conhecida desde tempos pré-históricos, sendo que o registo mais antigo sobre esta modalidade remonta às pinturas rupestres há cerca de 7000 anos atrás. A natação de competição na Europa começou por volta do ano de 1800, onde o estilo maioritariamente utilizado era bruços. Posteriormente, em 1893, John Arthur Trudgen, apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo crol usado pelos índios nativos norte-americanos, adaptando-o ligeiramente.

Esta modalidade desportiva fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, na cidade de Atenas. A Federação Internacional de Natação (FINA) foi fundada em 1908. Atualmente a natação é um dos principais desportos dos Jogos Olímpicos, ao lado do atletismo.

Em Portugal, a natação desportiva iniciou-se no séc. XX, com a criação da primeira escola de natação em 1902, pelo Ginásio Clube Português, na Trafaria. Apesar da atividade de outras disciplinas aquática, tais como natação em águas abertas, pólo aquático, natação artística e saltos para a água, a natação pura desportiva é a disciplina mais representativa da Federação Portuguesa de Natação.

No Concelho de Cantanhede, desde a criação da piscina municipal no ano de 1986, várias coletividades do concelho iniciaram atividades de ensino á prática da modalidade na vertente de formação e saúde, tais como, o Centro Cultural e Recreativo da Pena, o Grupo de Jovens Sol Nascente de Vilamar, a União Recreativa de Cadima e ainda com prática competitiva, o Clube de Futebol “Os Marialvas” e a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense (ASSSCC). Esta última tem mantido ininterruptamente a atividade até à presente data, tendo pela primeira vez atletas federados a competir nas provas da Associação de Natação de Coimbra e, posteriormente, nas da Federação Portuguesa de Natação na época desportiva de 1986-1987 com os primeiros atletas federados, tais como, Nuno Cruz, Jorge Catarino, Allan Carvalho, Guilherme Martins, João Nora, Pedro Catarino, Carlos Anjo, Nuno Alegre, Sara Espinhal, Sandra Martins, Joana Padilha e Lara Faria originando o primeiro “boom” da natação, através do comando diretivo deste projeto a cargo de Joaquim Padilha e de José Martins e comando técnico a cargo de João Godinho.

Nos últimos 10 anos, através do trabalho de coordenação efetuado por Paulo Ferreira e pela equipa técnica liderada por Ricardo Antunes, esta associação (ASSSCC) continua a somar resultados, totalizando 83 internacionalizações alcançadas por 12 nadadores, dos quais 11 fizeram todo o seu crescimento desportivo no clube. Enumeramos assim os seus principais feitos desportivos:

• Florbela Machado, que para além de ter sido campeã nacional absoluta, foi igualmente detentora de vários recordes nacionais. Representando ínúmeras vezes a selecção nacional, destacando-se o 9º lugar alcançado no Campeonato do Mundo de Águas Abertas, realizado no Canadá e o 6º lugar alcançado na prova de 1500 Livres no Campeonato Mundial de Juniores, realizado, no Dubai, prova onde alcançou o primeiro e único recorde nacional absoluto do clube.
• Diogo Coelho José, campeão nacional desde o início da sua carreira nas piscinas, foi nas águas abertas onde alcançou as suas melhores prestações desportivas. Destacam-se o 6º lugar alcançado no Campeonato Europeu de Águas Abertas, realizado em Malta e o 10º lugar alcançado no Campeonato do Mundo de Águas Abertas, realizado em Israel.
• Alexandre Coutinho, inicialmente campeão nacional no estilo de mariposa, foi nas provas de meio-fundo e fundo (400, 800 e 1500 Livres), onde alcançou os melhores resultados, onde se destaca o recorde nacional júnior obtido em Coimbra na prova de 800 metros. Destacam-se as participações internacionais, no Campeonato Europeu de Juniores AA (Croácia), nos 1º Jogos Europeus (Azerbeijão), no Campeonato Mundial de Juniores (Singapura).
• Diogo Marques, campeão nacional de natação pura e de águas abertas, é nesta disciplina que alcança os seus melhores resultados, como o 13º lugar no Campeonato Mundial de Juniores de Águas Abertas, realizado na Holanda.
• Sara Alves, por diversas vezes campeã nacional, é a nadadora do clube com o maior número de internacionalizações ao serviço do país. Representou o país por 16 vezes ao longo da sua carreira, participações em competições realizadas em Portugal, Chipre, Itália, Georgia, Colombia, Suiça, França e Espanha. Destacam-se as participações no Festival Olimpico da Juventude e na Taça Latina.
• Mariana Guerra, que para além de ser a nadadora que mais títulos de campeã nacional obteve ao serviço da ASSSCC, é também a nadadora com mais recordes nacionais e regionais alcançados.
• Pedro Lopes que se destaca por ter sido o primeiro nadador campeão nacional e igualmente o primeiro internacional do clube, através da participação na Taça Comen, que envolve a participação dos países banhados pelo mar mediterrâneo.
• Diana Tinoco, Marisa Nobre, Maria Malaguerra Costa, Eduardo Carvalheiro e Vitor Oliveira, que para além de representarem Portugal em diversas competições internacionais, foram por diversas vezes campeões nacionais dos respetivos escalões.

PALAVRAS SOPA DE LETRAS:

1. NATAÇÃO
2. TRUDGEN
3. ATENAS
4. GJSN VILAMAR
5. UR CADIMA
6. CF MARIALVAS
7. ASSSCC
8. JOAQUIM PADILHA
9. JOSÉ MARTINS
10. JOÃO GODINHO
11. PAULO FERREIRA
12. RICARDO ANTUNES
13. FLORBELA MACHADO
14. DIOGO JOSÉ
15. ALEXANDRE COUTINHO
16. DIOGO MARQUES
17. SARA ALVES
18. MARIANA GUERRA
19. PEDRO LOPES
20. DIANA TINOCO
21. MARISA NOBRE
22. MARIA COSTA
23. EDUARDO CARVALHEIRO
24. VITOR OLIVEIRA



Sopa de Letras 5 Atletismo

O Atletismo é a modalidade desportiva mais antiga que se conhece. A história do Atletismo, e o seu aparecimento, confunde-se com o da própria humanidade. Correr (necessidade de se deslocar em distâncias à procura de comida, quer em resistência ou em velocidade), saltar (superar obstáculos de naturezas distintas, quer em altura ou em comprimento) e lançar (o homem primitivo já treinava o lançamento do peso e do dardo como meio de defesa e subsistência), são atividades que constituem padrões motores básicos que utilizamos no nosso quotidiano.

Os primeiros registos da modalidade remontam às civilizações antigas, como a Egípcia, a Grega (onde podemos encontrar relatos das primeiras competições) e a Romana. Na “Odisseia” de Homero, o autor descreve a importância dos valores do Desporto na sociedade grega da época. O Atletismo compõe um vasto conjunto de disciplinas agrupadas em Corridas, Saltos e Lançamentos, na qual se pretende a superação do rendimento em tempo, distância ou altura. O Atletismo, (em grego Aethlos = esforço) aparece referenciado pela primeira vez em 829 A.C., com os Tailteann Games. Os Tailteann Games eram provas atléticas organizadas pelo povo Celta cujo programa incluía o salto em altura, o salto com vara e os lançamentos da pedra e do dardo.

Em 1896 foram realizados em Atenas os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna e é neste ano que a modalidade fica reconhecida a nível internacional. O Atletismo, nos dias de hoje abrange uma variedade de disciplinas que vão desde as corridas aos lançamentos, passando pelos saltos e pelas provas combinadas.

O atletismo tem vindo a criar grandes feitos históricos, tanto que é a modalidade praticada em Portugal mais medalhada nos Jogos Olímpicos, com a primeira medalha de ouro olímpica alcançada por Carlos Lopes nos JO de Los Angeles no ano 1984 e a segunda alcançada pela “grande” Rosa Mota nos JO de Seul no ano 1988. No decorrer dos anos, os atletas portugueses têm vindo a destacar-se também nos Campeonatos Europeus e Mundiais, conquistando medalhas nas disciplinas da modalidade, tais como: Fernanda Ribeiro, Manuela Machado, Aurora Cunha, António Pinto, Domingos Castro, Albertina Dias, Fernando Mamede, Paulo Guerra, Inês Monteito, Eduardo Henriques, Analídia Torre, Carlos Calado, Conceição Ferreira, Mário Silva, Nélson Évora, Francis Obikwelu, Rui Silva, Carla Sacramento, Inês Henriques, João Vieira, Naíde Gomes, Susana Feitor, Sara Moreira, Dulce Félix, Jéssica Augusto, Tsanko Arnaudov, Patrícia Mamona, Auriol Dongmo e Pedro Pablo Pichardo.

No Concelho de Cantanhede existem algumas associações desportivas que tiveram e têm projetos de desenvolvimento da modalidade de Atletismo:

O Clube de Atletismo de Cordinhã e o Sombras Negras Atlético Clube (Lemede), atualmente sem se encontrarem a desenvolver projetos desportivos na modalidade de atletismo, foram no passado, grandes referências concelhias.
O Atletismo Clube da Tocha, a Associação Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense (ASSSCC) e o Sporting Clube Povoense organizam algumas competições e participam do circuito distrital de trail running da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra. Esta última, conhecida por “Caracóis de Corrida” dispõe de uma escola de formação de atletismo.

Por fim a Gira Sol – Associação de Desenvolvimento de Febres, é a associação com mais relevância no concelho, composta desde atletas de formação até veteranos. Durante 9 anos consecutivos, a Gira Sol manteve-se na I Divisão Nacional, como uma das 8 melhores equipas do país e competindo contra os ‘grandes’, como o Benfica ou o Sporting, arrecadando dezenas de medalhas em pódios nacionais.
Desta associação saíram alguns atletas que continuam em grande destaque como é o caso do Leandro Ramos, atual recordista Nacional no Lançamento do Dardo e neste momento a competir pelo Benfica ou Mauro Pereira, que passou pelo Benfica e atualmente representa o Sobral Ceira. É de salientar também outros atletas que se destacam pelas suas prestações desportivas e pela sua carreira:
•    Carlos Tribuna - Um dos melhores lançadores de dardo Nacionais. Pelas cores da Gira Sol alcançou ao longo dos anos os 3 lugares disponíveis do pódio. É atualmente Treinador do Benfica e continua a colaborar com a Gira Sol;
•    Mauro Pereira - Iniciou-se na Gira Sol, passou pelo Benfica e atualmente representa o Sobral Ceira. Representou por várias vezes a Seleção Nacional. Esteve presente no último Campeonato da Europa (2021);
•    Miguel Cabral - Atleta que se manteve sempre na Gira Sol. Foi como Júnior um dos melhores velocistas a Nível Nacional e atleta da seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Juniores de 2016.
•    João Fonseca – Várias vezes medalhado em Campeonatos Nacionais dos escalões jovens, foi em 2015 Campeão de Portugal aos 800m com as cores da Gira Sol. Representou também o Sporting Clube de Portugal e o Benfica.
Por sua vez o Gira Sol apresenta também alguns pontos altos na secção de Atletismo que foram:
•    Época 2006/2007 – primeira vez que a equipa masculina da Gira Sol alcançou a primeira divisão nacional – Manteve a primeira divisão de 2007 a 2015;
•    Época 2010/2011 - Pela primeira vez as duas equipas da Associação Gira Sol sobem à primeira divisão Nacional. A Equipa Masculina alcançou a sua melhor classificação de sempre, um honroso 4º lugar. Manteve esta posição nas duas épocas seguintes.
Na presente formação destacam-se ainda dois atletas:
•    Stela Fernandes – atleta de meio-fundo (Iniciada) e a melhor do Ranking Nacional Sub16 aos 800m. Tem-se destacado em várias provas e é a atual Campeã do Corta-mato Nacional de Desporto Escolar.
•    Sete pódios nacionais. 11 Recordes distritais (um dos quais há 47 anos por bater)
•    Xavier Rato - velocista (Sub23) é o 5.º melhor atleta do Ranking Nacional de Sub23; Campeão Nacional Universitário e Atleta da Seleção Nacional Sub23 nos 4x100m; 15 Pódios e 6 recordes distritais.


Atletismo
Tailteann Games
Jogos Olímpicos
Carlos Lopes
Rosa Mota
Fernanda Ribeiro
Manuela Machado
Aurora Cunha
João Campos
Albertina Dias
Conceição Ferreira
Nélson Évora
Rui Silva
Carla Sacramento
Inês Henriques
Naíde Gomes    Atletismo Clube da Tocha
ASSSCC
Clube de Atletismo de Cordinhã
Sombras Negras
Sporting Clube Povoense
Gira Sol
Leandro Ramos
Mauro Pereira
Carlos Tribuna
Mauro Pereira
Miguel Cabral
João Fonseca
Stela Fernandes
Xavier Rato




Sopa de Letras 6 Ginástica

A Ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.

Em 23 de Julho de 1881, foi fundada a Federação Internacional de Ginástica (FIG), tendo como missão a regulação de todas as competições oficiais de Ginástica e a regulação de normas e calendários competitivos internacionais. Na Europa, como filiada direta, existe a União Europeia de Ginástica (UEG).

A Federação de Ginástica de Portugal (FGP) constituiu-se em 20 de novembro de 1950, respondendo a uma necessidade federativa, que proporcionasse a participação portuguesa em provas internacionais, a um cada vez maior número de praticantes e amantes da Ginástica. As disciplinas da Ginástica são as seguintes: Acrobática, Aeróbica, Artística, Ginástica para Todos (GPT), Rítmica, TeamGym, Trampolins

A Academia CantanhedeGym (ACG) foi fundada no dia 04 de outubro de 2009, dando seguimento ao excelente trabalho desenvolvido, desde 2006, pela Escola Municipal de Ginástica de Cantanhede (EMGC), com a Coordenação Técnica da Profª Vanda Dias.

Com a evolução técnica dos jovens ginastas, constatou-se que os mesmos necessitavam de participar em competições federadas, para exponenciarem as suas competências. Para dar resposta a estas necessidades, um conjunto de pais, decidiu fundar a ACG. Desta forma, os jovens ginastas da EMGC passaram a ter enquadramento legal para poderem participar nas competições federadas, tendo sido a Ginástica Aeróbica, a disciplina escolhida como atividade principal.

No momento da sua fundação, a ACG teve, o importante e fundamental apoio logístico, do Município de Cantanhede e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

Na época 2009/2010, a ACG iniciou a sua atividade com uma classe de competição, situação que foi crescendo com o desenrolar das épocas desportivas.

No plano desportivo, destacam-se os resultados obtidos nas várias competições distritais, nacionais e internacionais, os quais se refletiram na conquista de um elevado número de títulos e de medalhas, nos vários níveis de competição.

Nos dias 07 e 08 de maio de 2011, em Logroño (Espanha), a ACG iniciou, no estrangeiro, a sua participação em competições internacionais. Da participação dos ginastas da ACG em competições internacionais, destacam-se as seguintes: Campeonatos do Mundo da Bulgária (2012), do México (2014), Korea (2016) e Portugal (2018), Campeonato da Europa da Roménia (2011), de França (2013), Portugal (2015) e Itália (2017), e vários Opens e Taças do Mundo.

No início da época 2012/2013, a ACG deu um grande salto qualitativo nas suas condições de treino, na sequência do protocolo estabelecido com a Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, com a cedência de dois pavilhões. Passou a ter um espaço exclusivo para o desenvolvimento de atividades gímnicas, um ginásio e uma sala para atividades complementares. Com estas novas condições de treino, a gestão dos horários das classes passou a ser mais personalizada e eficiente.

Para além da vertente competitiva, a ACG, tem também, uma grande preocupação social. Estabeleceu protocolos de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede (Classe dos Idosos) e com a APPACDM da Tocha (Classe DifferentGym), visando o desenvolvimento de atividades com populações especiais. Na sequência do protocolo com a APPACDM da Tocha, a ACG integrou o Projeto da Ginástica Solidária, promovido pela Federação de Ginástica de Portugal (FGP).

Em 2011, a ACG iniciou outra importante dinâmica interna, a organização, com a FGP, de competições internacionais. Para que tal acontecesse, teve o imprescindível apoio do Município de Cantanhede, e de várias entidades e empresas locais e concelhias.
Em Junho de 2013, a ACG aceitou o enorme desafio colocado pelo Presidente da FGP, Dr. João Paulo Rocha, em se candidatar à organização da Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica – Cantanhede 2014, e que recebeu o imediato apoio, do Presidente do Município de Cantanhede, Prof. Dr. João Pais de Moura.

A ACG tem, atualmente, um âmbito de intervenção em três disciplinas da Ginástica, nomeadamente, Acrobática, Aeróbica e Ginástica para Todos (GPT). Atualmente, tem em funcionamento quatro classes de formação (BasicGym, Acrobática, Aeróbica), quatro classes de competição (Acrobática e Aeróbica), duas classes para projetos especiais (APPACDM da Tocha e Idosos da Santa Casa de Misericórdia de Cantanhede). A ACG alargou ainda o seu Projeto Gímnico para outras freguesias do Concelho de Cantanhede, criando um Polo em Febres (em parceria com a gira Sol) e um Polo em Cordinhã (em parceria com a Junta de Freguesia).
Salienta-se ainda que, o Projeto Desportivo da ACG, é já a alguns anos, um clube regional, visto que tem nos seus quadros, ginastas de vários os concelhos limítrofes, nomeadamente, Coimbra, Mealhada, Mira e Montemor-o-Velho.

Ao nível organizativo, e mais recentemente, a ACG, em conjunto com a FGP, organizou no Pavilhão do Marialvas, entre 27 a 31 de Março, a 6ª Taça do Mundo & 9º Open Internacional de Ginástica Aeróbica – Cantanhede 2019. Esta Competição Mundial voltou a ter o Alto Patrocínio do Município de Cantanhede, e a parceria do Município de Mira, evidenciando um crescente e contínuo crescimento, em termos quantitativos e qualitativos.

Em termos de reconhecimento público, a ACG já recebeu, por três vezes, o prémio de “Associação Desportiva do Ano”, nas Galas promovidas pelo Jornal da Bairrada (2012, 2014 e 2017) e pelo Município de Cantanhede (2019). Em 2013, foi reconhecida no 5º Congresso de Ginástica da FGP, como um “Clube/Modelo de Sucesso”. Em 2019, na Gala da Ginástica, promovida pela FGP, a ACG recebeu a “Medalha de Bons Serviços”, pelo trabalho meritório que tem feito na Ginástica, a nível nacional e internacional. No dia 25 de Maio de 2015, a ACG foi premiada, na Gala do Desporto do Diário As Beiras, com o “Prémio Organização 2015”, pela organização da 2ª Taça do Mundo de GA. Na Gala do Desporto do Município de Cantanhede, realizada em 2018 e 2019, a Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica foi considerada a COMPETIÇÃO DO ANO.

O seu Presidente, João Dias, foi ainda, em três anos, nomeado pela FGP, para o Prémio de “Dirigente do Ano”, tendo, em 2016, sido considerado o DIRIGENTE DO ANO. Também na mesma categoria, foi premiado nas 2ª e 4ª Galas do Desporto do Jornal da Bairrada e na Gala do Desporto da CMC (2019). Vários ginastas da ACG, receberam ao longo dos últimos anos, várias distinções em Galas do Desporto, promovidas por diferentes entidades, pelos seus magníficos desempenhos desportivos, a nível nacional e internacional.

Como se poderá verificar, a ACG, neste curto período de existência (12 anos), tem demonstrado um enorme dinamismo, colocando o nome da ACG, de Cantanhede e da Região Bairradina, no mapa da Ginástica, a nível nacional e internacional.




Sopa de Letra 7 Ciclismo

Foi na Inglaterra em meados do século XIX, que o ciclismo surgiu, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades. A primeira corrida foi registada oficialmente em 31 de maio de 1868, no Parc de Saint-Cloud, em Paris, saindo como vencedor o corredor britânico James Moore.

O ciclismo de estrada tem feito parte do programa dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896 na cidade de Atenas.

Dentro da modalidade existem várias disciplinas, como o ciclismo de estrada por etapas, por contra-relógio, ciclismo de pista e o mountain bike onde se insere o BTT, Cross-country, XCO/XCM/XCE, Down-will.

No panorama internacional do ciclismo destaca-se o Tour de França que protagonizou a evolução da bicicleta, o Giro de Itália e La Vuelta em Espanha. 

No concelho de Cantanhede, o ciclismo iniciou-se nos anos 80, através da Sociedade Columbófila Cantanhedense tendo sido enquadrado na secção de Desporto para Todos, a modalidade começou a despontar, ficando ligados ao início das atividades, Celestino Melo, Mário Pereira, Manuel Arcanjo e José Joaquim Almeida. Em 2 de Julho de 1981, é oficialmente criada a secção de ciclismo por Mário Pereira e João Dias.

No ano seguinte, o clube inscreveu pela primeira vez na sua história, os primeiros ciclistas na Federação Portuguesa de Ciclismo, nomeadamente: António Pessoa, João Dias, Vítor Sousa, Luís Melo, Arlindo Coelho, Rui Vagos, Óscar Correia,  José Fernandes, Fernando Santos,  Calisto Farate, Carlos Cristóvão, João Fernandes, Luís Nogueira, António Melo, José Melo, Rui Pinho, Vitor Oliveira que deu origem à Columbófila/Bairritur. No ano de 1988 surgiu a primeira equipa de Ciclismo profissional que participou pela primeira vez na volta a Portugal denominada por Cantanhede/Orima constituída pelos seguintes atletas: Agostinho Costa, Arlindo Coelho, Luís Costa,  António Pessoa, Bernardo de Sousa, Calisto Ramos,  Adelino Teixeira, João Paulo, e Joaquim Almeida e tinha como treinador Vítor Oliveira.

Nas épocas seguintes e com outra organização, dinâmica e com a colaboração da Adega Cooperativa e Município, a secção participou nas provas do calendário nacional da modalidade, no escalão de profissionais, com a denominação de Cantanhede/ Marquês de Marialva obtendo o seu destaque na primeira vitória da volta a Portugal através do atleta Unai Yus. Na época de 2003, que o clube atingiu a melhor época de sempre, vencendo inúmeras e etapas e provas onde se destacam os nomes os nomes de Joaquim Andrade, David Garcia, Luís Sarreira, Unai Yus, Paulo Ferreira, Ezequiel Mosquera, Hugo Vítor, Arnoldas, Valdemares Saprykinas, Nelson Vitorino, Sarkauskas e Vitor Gamito. Do trabalho realizado, destaca-se os títulos de campeão nacional alcançados ao longo dos anos, nomeadamente, Joaquim Andrade, que também foi selecionado para a Seleção Nacional que disputou o Campeonato do Mundo de Contra-relógio individual.
Em 2013, o CUV – Clube União Vilanovense, colectividade sediada em Vila Nova de Outil, apostou num projecto inovador de criar uma escola de BTT, para crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos. Projeto de difícil implementação, teve o seu sucesso com o desenrolar de todas as actividades programadas  com a equipa da Escolinha de BTT Pedalar no Clube, com participações em todos os eventos regionais, inter-regionais centro e norte, e também no Encontro Nacional de Escolas da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Ao longo dos anos, o projecto foi tendo o seu sucesso e sofrendo alterações, um pouco devido aos resultados que foram surgindo, e sempre ambicionando estar presente nas melhores competições nacionais. A equipa teve todos os anos vários campeões regionais na vertente de BTT, até que em 2018 se classifica em 5º lugar no ranking nacional de Escolas de Ciclismo e participa com uma equipa na Volta a Portugal de Cadetes. Em 2019, tem a primeira atleta a representar Portugal em provas internacionais e consegue 4 campeões nacionais em várias categorias de estrada, pista e BTT. Continua com a equipa na participação da volta a Portugal de cadetes, participa em Espanha em várias corridas, tendo mesmo conseguido vitórias em Porrinho e organiza a Volta ao Concelho de Cantanhede. Em 2020, conseguem um record nacional de 500m em pista, uma campeã nacional em scratch.

Ainda no concelho existem associações que ao longo dos últimos anos desenvolveram atividades correspondentes ao mundo do ciclismo mais direcionadas ao BTT e que organizam eventos da modalidade que são: Urva Bike Team – Associação de Ciclistas e Praticantes de Desporto de Cantanhede, AVANÇA – Associação para o Desenvolvimento e Promoção da Qualidade de Vida do Meio Rural de Ançã, CCC – Centro de Ciclismo de Cantanhede, CDC – Clube Desportivo da Camarneira, UCDAS – União Cultural Desportiva e de Acção Social do Corticeiro de Cima, UCC – União de Ciclistas de Cantanhede, ADRCPA -  Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Pocariça – Arrôtas e Rota dos Besouros – Associação Cultural e Desportiva.
No ciclismo feminino, residente no concelho, destaca-se Soraia Silva, atleta internacional, que atualmente representa a equipa algarvia Veloperformance onde foi vice-campeã de ciclismo de pista na disciplina de Scratch. Na sua carreira destacam-se  os resultados de campeã nacional de contrarrelógio, campeã nacional de scratch, campeã nacional de fundo, vencedora da taça de Portugal, vice-campeã nacional de corrida de pontos, vice-campeã nacional de perseguição individual. Representou também a equipa espanhola Sopela no ano de 2018 e em representação de Portugal participou em campeonatos da europa e do mundo.



Conteúdo atualizado a 29.04.2021