Praia da Tocha distinguida pelo 31.º ano consecutivo com a Bandeira Azul

A Praia da Tocha viu de novo reconhecida, pelo 31.º ano consecutivo, a sua qualidade balnear com a Bandeira Azul, distinção que comprova o integral cumprimento de rigorosas exigências do ponto de vista da qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, educação ambiental, segurança e serviços. 

Esta distinção atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa foi hasteada na Avenida Silva Pereira, hoje, dia 17 de junho, com a Bandeira das Acessibilidades, galardão atribuído pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência pelo reconhecimento da existência de boas condições de acesso à praia para utentes com de mobilidade reduzida. 

Durante a iniciativa, que se realizou debaixo de chuva intensa, foram ainda hasteada a bandeira “Qualidade de Ouro” 2021 distinção atribuída pela Quercus pela décima primeira vez ininterrupta à Praia da Tocha, que integra uma lista que a Associação Nacional de Conservação da Natureza elaborou, no âmbito de um processo em que foram destacadas as praias com água considerada excelente nas últimas épocas balneares desde 2011, e a bandeira ColorADD, insígnia que reconhece a aplicação de um sistema que permite a inclusão de todos os banhistas que não identificam corretamente as cores (os daltónicos).

Na cerimónia protocolar, que se concretizou-se no CIAX - Centro Interpretativo da Arte Xávega, como consequência das condições climatéricas adversas, Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal agradeceu “a presença de todas as entidades parceiras que acompanham o Município de Cantanhede no objetivo de reforçar a qualidade balnear da Praia da Tocha, nomeadamente a INOVA-EM, a Junta de Freguesia da Tocha, e as associações locais, sem esquecer o papel de entidades como a Capitania do Porto da Figueira da Foz, a ABAE – Associação Bandeira Azul, o Destacamento da Guarda Nacional Republicana de Cantanhede, os Bombeiros Voluntários, a delegação de Saúde e a Administração da Região Hidrográfica do Centro/Agência Portuguesa do Ambiente”. A edil salientou “o investimento da autarquia que este ano ronda os 65 mil euros no pagamento a todos os nadadores-salvadores” assegurando que “todas as nossas praias tenham vigilância”. A líder do executivo camarário adiantou que “temos vindo a fazer um grande investimento na praia e, em breve, teremos ainda mais novidades para que possamos continuar a atrair turistas, não apenas os que, habitualmente, praticam surf e bodyboard, mas outros que sintam que a Praia da Tocha é uma estância balnear segura, mesmo que ainda tenhamos de preocupar-nos com os cuidados obrigatórios por causa da pandemia”, concluiu.

O comandante do Porto da Figueira da Foz, João Lourenço, elogiou o empenho “de todos os técnicos na preparação da praia para esta época balnear” e enalteceu “o grande trabalho e a competência que os nadadores-salvadores tiveram aqui, em 2020”

Fernando Pais Alves, presidente da Junta de Freguesia da Tocha, mostrou o seu orgulho em receber “uma vez mais, este galardão, que é um prémio mais do que justo para o trabalho que tem vindo a ser feito na praia pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia e INOVA e demais instituições locais”, deixando, a terminar, uma palavra para os alunos do Agrupamento de Escolas Gândara Mar.

A qualidade da água é uma das razões que está na base da atribuição da Bandeira Azul, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção Portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE), a par de outras exigências imperativas no que diz respeito à “segurança e serviços”, “gestão ambiental e dos equipamentos”, bem com à “informação e educação ambiental”.

Assim, o reconhecimento da qualidade balnear da praia da Tocha assenta no integral cumprimento dessas exigências, como comprovam o elevado nível qualitativo da água do mar, a irrepreensível limpeza dos areais, as boas condições de acesso, o alto padrão dos serviços prestados aos utentes, bem como a existência de equipamentos socioculturais, com destaque para a Biblioteca de Praia, e a oferta de um diversificado programa cultural que inclui um variado leque de atividades de animação e ocupação dos tempos livres.

No final da cerimónia protocolar, destaque para a atuação do coro do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, que fez a estreia de uma música dedicada à Praia da Tocha.

Bandeira da Praia Acessível
À semelhança do que tem acontecido nas últimas épocas balneares, foi também hasteada na Praia da Tocha a Bandeira Praia Acessível, que reconhece as boas condições de acesso à praia para as pessoas que enfrentam problemas de mobilidade. Recorde-se que este galardão é atribuído pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, fruto da eliminação das barreiras arquitetónicas que existiam na praia e também por causa da existência de um tiralo (cadeira anfíbia), equipamento para transportar aí as pessoas com dificuldades de movimentação.

Projeto ColorADD nas praias
Estima-se que 10% da população mundial masculina e 0,5% da população feminina sofra de daltonismo, pelo que o código ColorADD pode constituir um ponto de viragem na vida de todos os indivíduos que padecem deste constrangimento visual.
Este código, criado pelo designer português Miguel Neiva, é baseado nas três cores primárias, representadas através de símbolos gráficos. Mediante o conceito de adição de cores, torna-se bastante fácil relacionar os símbolos respetivos e, desta forma, identificar toda a paleta de cores. O branco e o preto surgem apenas para orientar as cores para as tonalidades claras e escuras.